O que um empréstimo possibilita para o seu funcionário?

possibilidades do emprestimo

As possibilidades proporcionadas pelo empréstimo abrem muitas portas para qualquer pessoa. Afinal, conseguir crédito pode ser a resposta para um momento de sufoco com dívidas altas ou a chance de conquistar uma meta financeira que estava estagnada.

Já pensou em oferecer um empréstimo consignado privado para os funcionários da sua empresa? Neste post, vamos te mostrar quais as vantagens tanto para o colaborador quanto para o negócio e como viabilizar este benefício corporativo para o time.

O que é um empréstimo consignado privado?

O empréstimo consignado é aquele tipo que desconta o valor das prestações diretamente da folha de pagamento de um funcionário.

Existe a modalidade destinada a servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, mas, também, o consignado privado – que abrange colaboradores contratados em regime CLT.

O funcionamento é o mesmo: basta a empresa se conveniar a algum banco ou fintech – como é o caso da EmCash, plataforma especializada no empréstimo entre pessoas – e possibilitar aos funcionários o recebimento do benefício.

No caso da EmCash, o empréstimo não vem de um grande banco, como acontece tradicionalmente. Por aqui, conectamos por meio de um aplicativo pessoas investidoras que têm o interesse em fazer esse empréstimo aos seus funcionários que gostariam de ter acesso ao crédito.

Como funciona essa regulamentação?

A categoria é regulada pelo Banco Central, como uma Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). A Lei 10.820/03, que rege esse modelo, diz que o valor das prestações do empréstimo consignado privado deve representar até 30% da renda mensal do funcionário.

Assim, ele terá a tranquilidade de pagar o empréstimo e ainda ter sua renda liberada para as demais despesas fixas e variáveis.

Quais as possibilidades do empréstimo para o funcionário?

E por que o empréstimo consignado privado pode ser tão interessante? Este modelo permite oferecer taxas de juros menores e prazos mais longos do que no modelo convencional de empréstimo e, assim, o funcionário tem condições mais favoráveis para conseguir pagar as prestações.

Veja o que o funcionário pode fazer com o empréstimo consignado como benefício corporativo:

Livrar-se das dívidas altas

O número de famílias endividadas no Brasil chegou a 70%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o maior índice desde 2010, e os brasileiros estão em busca de soluções para conseguir se sustentar.

Uma pesquisa do Google, mostrou que, desde o último ano, 51% das pessoas pegaram empréstimos para quitar dívidas. A intenção é substituir os débitos mais caros por empréstimos com taxas mais baixas e, assim, facilitar o pagamento.

É o que acontece com o empréstimo consignado, que pode ser usado para pagar faturas do cartão de crédito, cheque especial e outros tipos de empréstimo com juros altos.

Fazer uma reforma em casa

A mesma pesquisa também mostrou que 15,5% dos entrevistados recorreram ao empréstimo para fazer reformas no imóvel que vivem.

O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas passassem muito mais tempo em casa e percebessem a necessidade de fazer ajustes no lar.

Adequar o apartamento para comportar um home office, por exemplo, foi a opção de muitas pessoas que tiveram que começar a trabalhar de casa na pandemia.

O aumento da demanda ocasionou, inclusive, uma forte inflação do setor de materiais de construção, aumento registrado em 8,06% de janeiro a novembro de 2020, segundo o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi). Preços mais altos geram um círculo vicioso para a necessidade de solicitar crédito.

Conquistar metas de curto e médio prazo

Além de solucionar questões práticas da vida, o empréstimo também pode ser útil para comprar bens com valor mais alto.

As pessoas podem utilizar o crédito para comprar algum móvel, eletrodoméstico ou até uma viagem e, com isso, conseguem conquistar metas que talvez não conseguissem apenas com o salário da família.

Recorrer em caso de emergências

O empréstimo também pode ser providencial caso a pessoa não tenha uma reserva de emergência e precise de um fundo imediato.

Na EmCash, o processo de análise de crédito e concessão é muito rápido, já que tudo é feito online e com uma equipe especializada. Com isso, o tomador tem acesso ao crédito assim que precisar.

É o caso de pessoas que têm doença na família sem plano de saúde; ou se o celular ou carro estragar; alguém da família perder o emprego e outros motivos emergenciais.   

Bem-estar financeiro dos funcionários, quais as vantagens?

Como você pôde perceber, para o funcionário é muito vantajoso poder contar com esse benefício. Mas para a empresa também pode ser muito vantajoso.

Ao se tornar conveniada de instituições que oferecem o empréstimo consignado privado, não há nenhum risco ao caixa da empresa, já que os pagamentos são feitos automaticamente e descontados direto do salário do colaborador.

Além disso, é uma excelente ação de endomarketing, que torna os funcionários mais satisfeitos com o local de trabalho, motivados para exercer suas atividades e isso, consequentemente, aumenta a produtividade.

Ao valorizar o bem-estar dos seus funcionários, a empresa:

  • Aumenta a performance de suas entregas e, com isso, a satisfação dos clientes;
  • Reduz os níveis de absenteísmo e turnover, seja por insatisfação ou ausência por motivos médicos, estresse e depressão;
  • Melhora o relacionamento entre os colegas e equipes, já que os funcionários estarão mais felizes e menos preocupados com as contas;
  • Atrai talentos, ao disponibilizar um bom programa de benefícios corporativos financeiros;
  • E retém os talentos que já fazem parte da equipe.

Quer conhecer mais sobre o benefício financeiro da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.