Planejamento financeiro pessoal: 4 dicas que você precisa conhecer!

Quer mudar sua situação financeira? Então, você precisa dar o primeiro passo, que é fazer um planejamento financeiro pessoal. Assim, você conseguirá entender seus gastos e receitas para traçar objetivos e metas para sua vida.

Esse planejamento é simples de ser feito, mas é preciso mudar alguns hábitos para poder gerenciá-lo e alcançar os resultados almejados. Dessa forma, com um pouco de esforço e disciplina, você poderá encaixar essa mudança em sua rotina. Quer saber como aplicar esse hábito em sua rotina? Continue a leitura!

Saiba a importância do planejamento financeiro pessoal

Realizar um planejamento financeiro pessoal auxilia você a economizar, cortar gastos desnecessários e ainda poupar dinheiro para alcançar seus sonhos. Porém, mais importante que tudo isso é encontrar qualidade de vida no futuro.

Isso porque, com um bom planejamento, você terá mais segurança para qualquer imprevisto. Logo, essa organização viabiliza o pagamento de contas, investimento em estudos, viagens, compra de carro ou casa, além de uma aposentadoria mais tranquila.

Conheça 4 dicas sobre planejamento financeiro

Sabendo da importância desse planejamento para o seu futuro, vamos às dicas!

1. Tenha controle sobre as receitas e despesas

Crie uma planilha física ou no computador onde você vai separar a sua renda mensal dos gastos fixos e daqueles que não estavam previstos. Com isso, saberá quanto sobrará no mês para comprar algo ou investir.

2. Evite empréstimos com alta taxa de juros

Dívidas com cartão de crédito, empréstimos de bancos e cheque especial são, geralmente, os grandes vilões do orçamento de uma pessoa. Além das taxas de juros serem altas, você paga multas quando atrasar o pagamento e, o reflexo é que o valor acumulado vai se tornando inviável de ser quitado.

Por isso, evite usar esse tipo de recurso para saldar dívidas ou comprar qualquer coisa. Mas, se for necessário mesmo, pesquise os custos de várias instituições financeiras para que possa optar pela que cobra mais barato.

3. Estabeleça metas e objetivos

Todos os indivíduos querem realizar um sonho na vida, contudo, é preciso criar planos de maneira que não prejudique o orçamento mensal. Desse modo, faça uma lista de objetivos para curto, médio e longo prazo. Então, analise o tempo que levará para conquistar cada um deles e, a partir daí, estabeleça as prioridades e formas de chegar até lá.

4. Compare preços de produtos e serviços

Antes de comprar qualquer produto ou serviço, verifique se ele é realmente essencial. Depois, pesquise e compare os preços em ao menos três lojas — inclua lojas on-line nesse processo. Você poderá confrontar os valores e marcas para descobrir o custo-benefício deles. Com essa atitude, você terá mais dinheiro no final do mês sem perceber.

Veja a relevância da disciplina para garantir um bom planejamento financeiro

O planejamento pode ser feito tanto para pessoa física quanto jurídica e é preciso que ele esteja em constante monitoramento para que seja ajustado conforme os recursos financeiros entram e saem. Afinal, sua intenção é garantir que todas as contas estejam pagas e que o dinheiro que sobrar poderá ser investido.

Para isso, deve-se ter disciplina para não comprar além do que precisa, saber escolher os produtos ou serviços para não ter prejuízos e entender sobre taxas de juros. Dessa maneira, aprenda a poupar evitando ficar no vermelho. Todavia, se precisar recorrer a empréstimos por conta de despesas inesperadas, escolha aquele com menor custo de juros.

Resumindo, o que permitirá que você chegue ao sucesso ou ao fracasso será seu comprometimento com o planejamento financeiro pessoal. Diante disso, siga as dicas aqui propostas. Num primeiro momento, pode parecer difícil, mas essa prática se tornará natural em sua vida em pouco tempo.

Quer mais dicas para te ajudar no seu planejamento financeiro? Então continue acompanhando nosso blog!

Veja também: gastos invisíveis podem estar atrapalhando o seu orçamento mensal.

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.