Como economizar nas contas de casa?

Se está difícil chegar ao fim do mês com saldo positivo na conta, é hora de economizar. Pode não parecer, mas durante os dias do mês temos gastos em casa que muitas vezes nem percebemos. Pequenos cortes ou cuidados com as contas de casa, porém, podem ser decisivos para se ter uma vida financeira mais saudável.

Quer saber como economizar e ter mais controle financeiro em casa? Então, confira agora as nossas dicas!

Como economizar nas contas de casa?

A maior parte das famílias brasileiras passa por um momento difícil economicamente. Ainda mais agora, após um ano de pandemia mundial, a situação financeira está mais complicada.

Muitas pessoas perderam seus empregos, o comércio enfrenta sucessivas restrições de abertura para contribuir com o isolamento social e passamos mais tempo em casa, o que faz com que os gastos com energia elétrica, internet, telefone, água e alimentação aumentem.

Além disso, a inflação está alta, fechada em 2020 a 4,52%, o que faz com que as compras do supermercado e de outros itens para o dia a dia fiquem ainda mais caras. Para se ter uma ideia, o preço do arroz – alimento base da maioria dos brasileiros – teve um aumento de quase 70% em 12 meses.

Diante desse cenário, o que fazer para ter mais controle financeiro e colocar as contas em dia?

1. Tenha um planejamento financeiro

Para começar a economizar, primeiro você precisa entender sua situação de forma clara. Enxergar o panorama completo é essencial para saber como começar a cortar gastos. O que isso significa?

Crie um planejamento financeiro, que pode ser uma planilha, um registro em um planner ou até um aplicativo específico. Insira:

  • Seus ganhos mensais: toda a sua renda, como salário, rendimentos com aplicações, aluguéis e outros)
  •  Suas despesas fixas: aluguel, prestação de financiamentos ou empréstimos, contas de internet e celular, e outras.
  • Despesas variáveis: água, luz, alimentação, compras e tudo aquilo que o valor varie a cada mês.

Liste tudo e, assim, você vai entender quanto você precisa ter todo mês para as despesas fixas e quanto pode reduzir das variáveis. É aqui que você tem mais flexibilidade para economizar. Mas, vamos também mostrar como reduzir os gastos com algumas despesas fixas, veja a seguir.

2. Economize nas contas de luz e água

Ao identificar seus gastos por meio da classificação do orçamento familiar, você poderá (e deverá) sugerir às pessoas da sua casa que embarquem com você nessa jornada pelo controle financeiro.

As contas de energia elétrica e água dependem, geralmente, do quanto você usa esses recursos em casa. Lembre-se sempre de apagar a luz ao sair dos cômodos, de fechar a torneira ao lavar a louça e escovar os dentes, de fechar o chuveiro enquanto se ensaboa.

Itens elétricos que esquentam ou esfriam, como ar condicionado, secador de cabelos e forno microondas costumam consumir mais energia, por isso, faça uma redução no uso.

3. Que tal uma redução no plano de internet e celular?

Apesar de ser uma despesa fixa, é possível economizar com a conta dos serviços de telecom. Muitas pessoas têm planos acima do necessário ao perfil de uso e acabam gastando mais do que deveriam.

Uma dica é utilizar sites como o Melhor Plano, que têm um comparador de preços de planos de celular, internet, TV por assinatura e outros serviços. O portal te mostra qual a melhor opção de pacote dentro do seu uso de franquia.

Para economizar, você também pode optar por planos pré-pagos e Controle, em que você só pode consumir o que contratar previamente.

Corte os gastos invisíveis e fique atento às compras online

Em casa, também temos gastos invisíveis que acabam absorvendo o orçamento sem que você se dê conta. É o caso das assinaturas de serviços como a Netflix e o Spotify, que descontam um valor mensal do seu cartão de crédito, ou de outros aplicativos de transporte (como Uber e 99) e de delivery.

Principalmente durante o isolamento social ocasionado pelo coronavírus, o consumo de delivery de alimentos tem subido exponencialmente.

Ainda nessa linha, estão as lojas online. Ao ficar conectado nas redes sociais e sites, você tem acesso a todo instante a anúncios, ofertas e promoções que acabam chamando a atenção e impulsionando compras desnecessárias.

Uma dica para comprar virtualmente é inserir os produtos desejados no carrinho e deixar para efetuar a compra só no dia seguinte. Assim, você evita comprar por impulso.

4. Fuja das ciladas do supermercado

O supermercado é uma empresa varejista que conta com diversas estratégias de trade marketing, ou seja, tudo é exposto de uma forma planejada para fazer você gastar mais. Desde a disposição das embalagens na gôndola, às cores e ao trajeto até o caixa.

Por isso, veja as dicas:

  • Evite ir ao supermercado com fome, já que essa necessidade fará com que você compre mais itens e alimentos que precisa.
  • Faça, antes, uma lista com tudo que sua casa precisa e atenha-se a ela. Nada de se deixar seduzir por ofertas ou produtos atrativos na prateleira.
  • Para construir a lista, faça antes um cardápio semanal para as refeições. Assim, você tem mais controle do que vai comprar.
  • Vá ao mercado sozinho e evite levar as crianças. Os pequenos se encantam facilmente com embalagens e têm a tendência de pedir por produtos supérfluos. Aproveite e veja nossas dicas de educação financeira para crianças.
  • Compare os preços. Fazer uma pesquisa rápida na gôndola pode fazer com que você economize bastante na conta final. Em geral, os produtos mais caros ficam à altura dos olhos e você encontra opções mais baratas na parte de baixo da prateleira.

Com todas essas dicas, você poderá economizar nas contas de casa e, aos poucos, poderá observar uma melhora no extrato bancário.

É importante dizer que, se você tem dívidas altas, é importante cuidar para quitá-las o quanto antes. Afinal, os juros podem fazer com que o endividamento se torne uma bola de neve. Com o dinheiro economizado em casa, procure renegociar suas dívidas.

Se a situação estiver muito fora de controle, pode ser interessante recorrer a outras estratégias em paralelo. Veja agora se vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas.

E se você gostou desse texto, compartilhe com a família e com os amigos que também precisam de uma ajuda para controlar as contas.

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.