Dicas de aplicativos de organização que vão tornar sua vida melhor

dicas de aplicativos de organização

Está difícil manter o foco e planejar as diversas áreas da sua vida? Então, nada melhor que dicas de aplicativos de organização para ajudar a controlar todos os “pratinhos” que temos equilibrado.

Afinal, a vida está corrida, ainda mais em tempos de pandemia, com trabalho em home office, filhos em casa, tarefas domésticas e inúmeras distrações no celular e nas redes sociais.

Veja agora 8 dicas de aplicativos de organização gratuitos para planejar melhor os seus dias e conseguir manter a concentração, cumprir os prazos e viver uma rotina mais tranquila.

8 Dicas de aplicativos de organização gratuitos

Trello

O Trello é uma plataforma muito interessante para quem quer planejar as tarefas e, quando falamos em tarefas, pode ser qualquer uma. Projetos pessoais, trabalho em equipe, cardápio semanal para organizar o almoço… tudo mesmo.

Isso porque a sua interface é totalmente customizável. Basicamente, você pode criar quadros específicos e inserir as tarefas (chamadas de cartões) em colunas. Cada coluna é uma etapa do processo daquela tarefa e basta arrastar o cartão quando concluir aquela fase.

Por exemplo, se você quer lançar um novo curso online, pode inserir uma coluna para o planejamento do curso, outra para escrever o roteiro das aulas em vídeo, outra para gravar, para criar a divulgar e, por fim, lançar.

Você pode inserir prazos, designar pessoas para cada tarefa, inserir anexos, tudo de forma muito simples e intuitiva.

Asana

Para quem precisa liderar equipes, principalmente à distância com o trabalho remoto, o Asana é outro aplicativo muito completo.

Por ele, você consegue inserir as tarefas e inserir prazos, marcar as pessoas responsáveis, enviar mensagens ao grupo, adicionar lembretes e ideias.

Para quem é funcionário, é ótimo para visualizar de uma forma fácil apenas as tarefas designadas a você e receber notificações de atualizações em relação àquela atividade.

Você tem acesso a um calendário com todos os trabalhos, mas também consegue visualizar as demandas por dia. Com isso, você foca apenas no que deve fazer hoje e não tem a ansiedade das tarefas futuras, como muitas pessoas se queixam.

Google Agenda

Outra maneira de organizar seus dias é inserir suas atividades no Google Agenda, que é um calendário. A plataforma está conectada à sua conta do Google e pode ser usada no computador, no celular ou tablet.

Você pode inserir lembretes, convidar pessoas para aquela atividade – como no caso de reuniões, por exemplo -, inserir o endereço, data e horário e ainda inserir o link caso a reunião seja em videochamada.

Se você tem pessoas que trabalham com você, elas podem ter acesso ao seu calendário e saber os seus compromissos ao longo do dia e da semana.

Google Keep

Essa é uma ótima dica de aplicativo de organização que também é do Google e serve para guardar praticamente tudo.

O Google Keep é o app para anotar o que precisar rapidamente e de forma simples, seja pelo computador ou celular. Coloque ideias, lembretes, sites que gostou, referências em imagem ou texto.

Você ainda pode sincronizar com o Google Drive e deixar tudo armazenado na nuvem.

Evernote

O Evernote é outro aplicativo para quem quer anotar o que precisar. Você pode criar listas de tarefas, de compras, escrever ideias, mas também pode salvar artigos que lê na internet, guardar e-mails importantes em um local mais fácil de localizar e até gravar áudios.

Se você, por exemplo, teve uma grande ideia e não quer escrever, você abre o gravador do Evernote e fala tudo que pensou. Todos os conteúdos ficam salvos na nuvem e é possível abrir o aplicativo no computador, tablet ou celular.

Focus Keeper

Agora que você já anotou suas ideias, salvou seus compromissos e organizou suas tarefas ao longo da semana, é preciso conseguir ter foco para, de fato, cumprir tudo isso.

O Focus Keeper é um aplicativo que transfere o Pomodoro para o ambiente digital. O pomodoro é uma técnica de gestão de tempo que usa um cronômetro para dividir sua tarefa em períodos de 25 minutos, com pequenos intervalos para descanso.

É excelente para quem precisa estudar ou se concentrar em um projeto, já que você deve se dedicar o quanto puder durante 25 minutos e tem um tempinho depois para fazer o que quiser. Quando o alarme tocar, você volta ao que estava fazendo.

Mobills

Além do planejamento da rotina, da alimentação, dos exercícios físicos e outros hábitos que você deseja ter, é muito importante controlar suas finanças. E é claro que também existem apps de planejamento financeiro.

Uma opção muito completa é o Mobills, que permite fazer todo o seu controle de gastos. Você pode inserir e categorizar todas as suas despesas e consegue visualizar no celular o seu saldo no fim do mês e o balanço daquele mês.

Você pode estipular metas de gastos mensais e o app te ajuda a controlar para não sair do orçamento.

Também é possível inserir seus cartões de crédito, analisar sua vida financeira por meio de gráficos inteligentes e gerenciar suas contas bancárias.

Junto$

E para quem vive com outra pessoa, existe um app brasileiro chamado Junto$, criado exatamente para controlar os gastos em casal.

É possível inserir as despesas em conjunto, com filhos ou individualmente para ajudar a controlar as economias de casa e manter mais harmonia na vida em família. Afinal, os problemas financeiros são as principais causas de discussões de casal.

Uma pesquisa da SPC Brasil mostra que 4 a cada 10 casais brigam por causa de dinheiro. Nada melhor que essa dica de aplicativo de organização financeira a dois, certo?

Quer saber melhor como organizar sua vida financeira? Então, veja agora 4 dicas de planejamento financeiro pessoal que você precisa conhecer!

Você também pode se interessar por:

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.