Empréstimo entre pessoas x empréstimo pessoal: qual a diferença? Por qual optar?

Empréstimo entre pessoas não é o mesmo que empréstimo pessoal, embora os dois tipos sejam maneiras de conseguir crédito.

Se surgiu um imprevisto e você precisa agora de dinheiro, se precisa quitar alguma dívida ou mesmo conquistar algum grande sonho, vamos explicar a diferença entre os conceitos. Assim, você poderá definir qual tipo de empréstimo é mais adequado para você.

Continue a leitura e entenda o que é empréstimo entre pessoas, crédito pessoal, empréstimo consignado, o que é Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP) e como funcionam.

O que é empréstimo entre pessoas?

O Empréstimo entre pessoas, também chamado de empréstimo peer-to-peer (P2P) é uma forma de conectar pessoas que necessitam de dinheiro a outras que desejam diversificar seus investimentos. Desde 2018, essa modalidade se tornou legal e regulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A resolução define que para tornar possível o empréstimo entre pessoas deve haver a intermediação de uma empresa autorizada. São as chamadas Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP), que podem ser fintech – como a EmCash – ou startups do segmento financeiro, com autorização do Banco Central para operar como tal.

Ao pedir seu empréstimo na SEP, você envia os documentos pelo aplicativo, passa por uma análise de crédito e já recebe o valor. Tudo online e de maneira prática.

O que é empréstimo pessoal?

Já o empréstimo pessoal, ou crédito pessoal, é aquele empréstimo tradicional feito em grandes bancos ou outras instituições financeiras.

Nesta modalidade, você solicita o empréstimo ao banco, passa por um processo de aprovação de crédito – com análise do seu score, histórico de inadimplência e outros dados – e passa a pagar uma prestação com juros, diretamente à instituição credora.

Existe, ainda, o empréstimo pessoal com garantia ou penhor, que é uma maneira de reduzir a taxa de juros. Para isso, ele demanda que você deixe um bem como garantia, que pode ser o seu imóvel, seu carro, dentre outros.

Empréstimo entre pessoas x empréstimo pessoal: qual a diferença?

Basicamente, a diferença entre empréstimo entre pessoas e pessoal é o tipo de instituição que faz essa ponte.

No primeiro tipo, você tem uma plataforma, geralmente 100% digital, para solicitar seus empréstimos e a fintech apenas faz a mediação entre as pessoas físicas envolvidas (tomador e grupo de investidores).

Do outro lado, no empréstimo pessoal você deve recorrer a um banco, financeira ou até grandes lojas de departamento e você passa a dever a essa instituição.

Mas existem muitas outras vantagens de utilizar uma SEP:

  • As taxas de juros no empréstimo entre pessoas costumam ser mais atrativas. Na EmCash, por exemplo, você encontra taxas a partir de 1,69%, enquanto nos bancos a média é de 6,10% ao mês.
  • Os processos são menos burocráticos e mais rápidos, já que você consegue fazer tudo por aplicativos ou no site da fintech.
  • Pode ser mais fácil ter o crédito aprovado, inclusive para pessoas com histórico de negativação.
  • Tudo tem a máxima transparência e você acompanha o pagamento das prestações e outras informações diretamente pelo aplicativo.

Empréstimo entre pessoas: como funciona o empréstimo consignado?

Dentro da modalidade de empréstimo peer-to-peer (entre pessoas), existem ainda algumas formas de conseguir crédito. 

A EmCash é uma fintech autorizada pelo Banco Central para funcionar como uma plataforma de empréstimo consignado privado. Para isso, reúne investidores, empresas e pessoas que precisam de crédito no mesmo espaço.

Se você precisa de um empréstimo, é preciso:

  1. Que a empresa para a qual você trabalha seja uma parceira da EmCash, cadastrando-se na plataforma.
  2. Que você seja um funcionário contratado em regime CLT. Assim, você e seus colegas passam a ter direito a se cadastrar na plataforma e solicitar o crédito.
  3. Você passará por uma rápida aprovação de crédito e pode mandar seus documentos diretamente pelo aplicativo.
  4. Com o crédito aprovado, você recebe a quantia total e, depois, passa a pagar as prestações diretamente pela sua folha de pagamento. Com o consignado, o dinheiro sai do seu salário e você não precisa se preocupar com os boletos.

Por que fazer um empréstimo consignado?

A modalidade de empréstimo consignado é muito interessante para quem está empregado, mas precisa de uma ajuda financeira para pagar contas, dívidas, conquistar sonhos de médio prazo – como pagar a faculdade, fazer uma viagem, uma reforma em casa ou uma festa de casamento, por exemplo.

Uma questão interessante é que, na EmCash, a taxa de juros é calculada de forma personalizada para você, com base no quanto você pode pagar para não te sobrecarregar todo mês. A parcela não irá ultrapassar 30% do valor do seu salário.

Como o empréstimo está atrelado ao seu emprego fixo, é possível estender o prazo de pagamento e isso fará com que as parcelas fiquem menores por mês e muito melhores do que nos empréstimos pessoais dos bancos convencionais.

De onde vem o dinheiro?

O valor que você receberá do empréstimo será oferecido por meio das pessoas que investem em nossa plataforma. Em troca, elas recebem o valor acrescido da taxa de juros que foi negociada com você. Assim, fica justo para todo mundo. É não se preocupe! Todo processo é confidencial.

E é essa a ideia da EmCash: democratizar o acesso ao crédito, em um país que tem tantas pessoas precisando.

Quer solicitar um empréstimo na EmCash? Então, indique a empresa que você trabalha para se tornar uma parceira!

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.