Diferenças entre conta-corrente e conta salário

diferencas entre conta corrente e conta salario

Você acaba de conseguir um novo emprego e aí vem a dúvida: abrir uma conta salário ou conta-corrente? Quais as diferenças entre elas e qual devo escolher?

Hoje, vamos explicar exatamente o que difere os tipos de contas bancárias e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas, para que você tome uma decisão mais consciente.

Controle financeiro começa com os locais onde você guarda seu dinheiro e como você o administra. E o tipo de conta pode ser decisivo para ter mais liberdade e autonomia para controlar suas economias.

Então, vamos lá?

O que é conta salário?

A conta salário é aquela conta bancária aberta exclusivamente para que você receba valores ligados ao seu trabalho, como salários, aposentadoria, benefícios corporativos, 13º salário, férias, Participação nos Lucros e Resultados, pensões e outros.

As empresas contam com um convênio com determinados bancos e, com isso, todos os seus empregados passam a ter contas salário nessa instituição. Assim, é a empresa que fica responsável por abrir e fechar a conta, e fazer todos os depósitos.

Como abrir e fechar a conta?

Para abrir a conta salário, o empregador repassa ao banco com o qual tem parceria seus dados pessoais e as informações para abertura da conta. Em seguida, você deverá comparecer ao banco pessoalmente com seus documentos, como RG, carta de recomendação da empresa, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda.

E, caso você seja desligado da empresa, a conta é encerrada pelo empregador, que deve repassar o saldo para o funcionário. Caso a organização não faça contato com o banco para cancelamento da conta, depois de três meses sem receber depósitos a conta é desativada automaticamente.

Quais as vantagens e desvantagens?

Não são muitas as vantagens da conta salário para a pessoa física, mas podemos destacar duas principais:

  • Você não precisará passar por análise de crédito, o que contribui para que pessoas com histórico de negativação no Serasa ou SPC possam ter uma conta;
  • Você tem acesso a serviços gratuitos, como ter um cartão de débito para saque em caixa eletrônico ou diretamente no caixa da agência, fazer até 5 saques e consultar seu saldo. Você também pode emitir dois extratos por mês, gratuitamente.

Dentre as desvantagens, temos que ressaltar que a conta salário é bastante limitada, veja só:

  • Com a conta salário, você, mesmo sendo titular, não tem a liberdade para fazer transações bancárias, como pagar contas, emitir cheques, ter um cartão de crédito, fazer depósitos e empréstimos. Para isso, precisa pagar taxas avulsas, que costumam ser mais altas que nas contas-correntes tradicionais.
  • Você também fica submetido àquele banco e não tem a independência para escolher qual instituição deseja ter conta para receber seus salários.

O que é conta-corrente?

Já a conta-corrente é o tipo mais comum nos bancos e nas instituições financeiras e permite fazer movimentações financeiras com maior flexibilidade. Para abrir, você pode escolher a instituição de sua preferência.

É interessante dizer que, atualmente, existem muitas fintechs (empresas financeiras digitais) que disponibilizam contas correntes com diversos benefícios. Elas costumam ter taxas mais atraentes e permitem que você faça todas as transações pela internet.

Quais as vantagens?

A grande vantagem da conta-corrente é a possibilidade de movimentar sua conta como quiser, com um leque de serviços muito mais amplo:

  • Transferências e Pix;
  • Pagamentos de boletos e títulos;
  • Depósitos e saques;
  • Conferência do saldo e extrato;
  • Solicitar empréstimos;
  • Fazer investimentos;
  • Emitir cheques e cartões de débito e crédito, dentre outros.

Todas essas operações, é claro, estão sujeitas a tarifas, mas você tem a possibilidade de escolher a instituição mais vantajosa para você.

Você pode ainda, fazer a gestão da sua conta pelo internet banking ou por aplicativo, o que facilita muito nas transações do dia a dia.

Caso você queira incluir um cônjuge nesta conta ou mesmo seus filhos, a conta-corrente te dá essa liberdade de ter mais de um titular.

Também há a possibilidade de fazer a portabilidade da sua conta salário para a conta-corrente, assim você ganha a liberdade de poder movimentar seu dinheiro com melhores condições. A portabilidade é um direito seu e não tem nenhum custo.

E as desvantagens?

Em relação aos pontos negativos da conta-corrente:

  • É interessante ter em mente que seu dinheiro não rende se ficar parado na conta (e nem na conta salário), mas existe a possibilidade de investir dentro dos próprios aplicativos.
  • Para abrir a conta, a maioria das instituições financeiras faz uma análise de crédito para confirmar se você é um bom pagador. Isso pode ser um impeditivo caso você tenha pendências financeiras.
  • Outro ponto a considerar são os serviços de cheque especial e rotativo do cartão de crédito. A princípio, essas facilidades oferecidas pelo banco podem ser úteis caso você esteja sem dinheiro em conta. Porém, os juros para essas operações são muito altos, o que faz com que você contraia uma dívida muito maior, se não tiver um bom controle financeiro.

Quer saber como se livrar da dívida do cartão de crédito? Acesse o link!

E, afinal, qual escolher: conta-corrente ou conta salário?

Como você pôde ver, a conta-corrente te dá muito mais opções para gerenciar suas economias e isso pode ser muito importante para seu planejamento financeiro.

Algumas empresas, porém, não permitem que você crie sua própria conta, abrindo automaticamente uma conta salário no momento da contratação do funcionário.

Nesse caso, procure fazer a portabilidade para uma conta-corrente e tenha os benefícios de ambos os tipos.

Quer saber mais sobre como controlar suas finanças e sair das dívidas? Então, veja agora 6 dicas de controle financeiro essenciais!

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.