Engajamento da equipe: como promover e por que investir?

O engajamento da equipe é um conceito que está sempre presente nas discussões sobre Gestão de Pessoas, mas nem sempre as empresas sabem como colocar em prática. Como, de fato, motivar os funcionários e, mais ainda, a equipe de forma coletiva?

É sobre isso que vamos falar hoje. Siga a leitura e entenda como promover o engajamento da equipe e quais as vantagens disso para a empresa.

O que é engajamento de equipe?

Engajamento quer dizer comprometimento e motivação em torno de um propósito. No caso do engajamento da equipe, portanto, significa fazer com que os profissionais fiquem satisfeitos com o trabalho e inspirados a fazer o seu melhor em busca de objetivos comuns.

Esses objetivos são as metas estratégicas da empresa, que buscam atender à missão e à visão da organização frente ao mercado.

Investir em engajamento faz com que os funcionários entendam a importância do seu papel para a conquista desses objetivos, embora tornar isso factível seja desafiador.

Pirâmide de Maslow

O psicólogo Abraham Maslow criou, na década de 1950, uma pirâmide para ilustrar sua teoria das necessidades humanas, que cria uma hierarquia sobre elas. De forma bem resumida, ele separa a pirâmide em:

  1. Necessidades fisiológicas: Na base da pirâmide, está a fome, sono, sede etc
  2. Segurança: necessidade de integridade física e estabilidade
  3. Necessidades sociais: amizade, relacionamentos, o sentimento de aceitação social e pertencimento
  4. Estima: que é a nossa autoestima, o respeito dos outros, nosso status e reconhecimento
  5. Autorrealização: que são as realizações pessoais, para alcançarmos nosso potencial como seres humanos. Aqui estão questões como criatividade, moralidade, inovação e solução de problemas, dentre outros.

A ideia da pirâmide é que as pessoas sempre desejam suprir o nível mais baixo e, só quando estão satisfeitas em suas necessidades fisiológicas, passam para os níveis acima.

No ambiente de trabalho, isso significa que o ser humano necessita do salário para comprar comida, moradia e outras questões fisiológicas, mas também precisa de todos os patamares da pirâmide para se sentir motivado e engajado.

Uma pessoa altamente engajada (embora seja difícil chegar a esse estágio, principalmente com constância), é aquela que está totalmente satisfeita com o emprego, autorrealizada, inspirada a criar e inovar, é colaborativa e puxa os colegas para cima.

Por que é importante para a empresa?

A ideia, portanto, é que líderes consigam suprir os estágios da pirâmide de seus funcionários. Com isso, terão equipes mais engajadas, produtivas e satisfeitas.

Mas quais os benefícios do engajamento da equipe para a empresa?

Engajamento da equipe e retenção estão diretamente ligados. Afinal, se os profissionais estão engajados com aquele propósito de trabalho, dificilmente vão sair da empresa e procurar por novas oportunidades no mercado.

Isso faz com que a retenção de talentos aumente e que a taxa de turnover (rotatividade) caia.

Reter bons profissionais é muito importante para que os profissionais ganhem tempo de casa, criem relacionamentos mais duradouros e de confiança com os colegas e fiquem alinhados em prol dos mesmos objetivos.

Ter pessoas satisfeitas e engajadas ainda torna o clima organizacional mais positivo e agradável.

Com isso, os processos fluem melhor, com mais agilidade e eficiência. A empresa começa a observar um aumento da produtividade, do desempenho e uma melhor entrega de valor ao cliente.

Entenda por que o bem-estar corporativo é importante.

Como promover o engajamento da equipe? 4 formas

O grande desafio, portanto, é manter os profissionais satisfeitos e motivados, mesmo com o passar do tempo. Mas, como fazer isso? Criando uma política de RH voltada ao engajamento da equipe.

Veja o que a empresa pode fazer:

Transparência de papéis e metas

Para que uma pessoa se sinta motivada a trabalhar todos os dias, ela precisa entender o porquê de ela estar se deslocando ao trabalho e exercendo aquelas atividades. É importante que ela saiba o impacto das suas funções no objetivo final do negócio.

Para isso, os gestores devem criar metas claras a serem conquistadas, realizar avaliações de desempenho periódicas e outros indicadores para mensurar a performance.

Também é muito importante que o funcionário consiga enxergar o seu futuro dentro da empresa. Ele tem espaço para crescer?

Para isso, a empresa pode fazer planos de carreira bem definidos, com os cargos e salários que o colaborador pode atingir com o passar do tempo e à medida que cumpre suas metas.

Valorize o funcionário

Para gerar engajamento da equipe, também é importante que cada funcionário se sinta valorizado pelo empregador. Não só com o plano de carreira, que também é muito eficaz nesse ponto, mas com outras estratégias, como:

  • Criar uma cultura de feedbacks: regularmente, o gestor deve repassar à pessoa avaliações sobre o seu desempenho, seja positivo ou negativo. No caso positivo, o funcionário ficará mais motivado por se sentir orgulhoso de suas realizações. E no caso negativo, ele pode se sentir impulsionado a melhorar e corrigir suas falhas.
  • Oferecer salários justos: uma maneira de reconhecer e valorizar o trabalho do funcionário é oferecer salários condizentes com o mercado e com a função que a pessoa ocupa na empresa. Por mais que isso, sozinho, não seja suficiente, será um bom incentivo se atrelado às outras ações de valorização.
  • Bonificações: nessa mesma lógica, oferecer bonificações e gratificações pelo bom desempenho é uma excelente maneira de manter as pessoas motivadas a fazerem sempre um ótimo trabalho.

Dê mais autonomia e flexibilidade

Outra forma de gerar engajamento é fazendo o funcionário se sentir protagonista da empresa e, para isso, dar mais autonomia no dia a dia e nas decisões pode ser interessante.

Com a pandemia da Covid-19, 48% das empresas optaram pelo trabalho híbrido, que permite que o funcionário trabalhe alguns dias em casa e outros na empresa. Isso cria mais flexibilidade na rotina, o que pode gerar mais satisfação.

Ofereça bons benefícios corporativos

Por fim, outra maneira de promover engajamento da equipe é oferecendo bons benefícios corporativos.

Os benefícios geram satisfação, trazem bem-estar à vida do empregado, fazem com que ele veja a empresa com bons olhos, melhoram a produtividade e a qualidade das entregas.

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Quer ideias de bons benefícios? Veja agora tudo sobre os benefícios corporativos e ideias para gerar satisfação e engajamento das equipes!