Impactos do endividamento: como a empresa pode ajudar os funcionários?

impactos do endividamento

Com o novo avanço da pandemia em 2021, as famílias brasileiras enfrentam um endividamento cada vez maior. Já há mais de um ano, o índice de desemprego está em ascensão, os cortes salariais se mantêm e, agora, o auxílio emergencial dado pelo Governo foi reduzido, após ter sido suspenso por três meses.

Quem continua empregado como CLT, porém, pode contar com o empréstimo consignado privado como um benefício corporativo para suprir as baixas do orçamento da família. E é aí que sua empresa entra.

Entenda agora tudo sobre este benefício, como sua organização pode contribuir ainda mais para a vida do funcionário e porque o empréstimo pode ser vantajoso também para o negócio.

A situação do endividamento no Brasil

70% das famílias brasileiras estão endividadas e grande parte dessas dívidas foram contraídas durante a pandemia da Covid-19. Isso porque muitos negócios precisaram se manter fechados para conter a contaminação, muitos perderam o emprego e tiveram os salários reduzidos e, com isso, tiveram um corte na renda familiar.

Além disso, as pessoas que estão empregadas, mas que estão trabalhando de casa (em regime de home office ou híbrido) tiveram suas contas de casa aumentadas, com maior gasto de energia elétrica, água, gás, internet fixa, produtos de limpeza e outros.

Os produtos do supermercado, muito mais procurados agora, tiveram um aumento de cerca de 20%, muito acima da inflação, que foi de 5,2% em 2020.

Ou seja, mesmo que sua empresa tenha conseguido manter os empregos, é provável que os funcionários estejam passando dificuldades para pagar as contas.

Empréstimo consignado como benefício corporativo

Pode até parecer contraditório oferecer um empréstimo a quem já tem dívidas financeiras, mas a verdade é que as condições do consignado privado são muito atrativas para o tomador.

O empréstimo consignado é uma modalidade de concessão de crédito que vincula o pagamento das prestações ao salário do funcionário e desconta o valor diretamente da folha de pagamento.

É um tipo muito utilizado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, mas que também está disponível para empregados de empresas privadas, por meio da plataforma da EmCash.

Por que o empréstimo é vantajoso ao funcionário?

Por causa da consignação e do vínculo empregatício, é possível oferecer um empréstimo a longo prazo, o que acaba reduzindo o valor das prestações. Além disso, como há a garantia de pagamento direto do salário, é possível oferecer juros muito mais baixos.

Com isso, o empréstimo consignado se torna uma melhor opção em relação ao cheque especial, ao cartão de crédito ou a outras formas de empréstimo bancário. Para se ter uma ideia, enquanto um banco oferece empréstimos com juros de 8% ao mês, a plataforma da EmCash democratiza o acesso ao crédito com taxas a partir de 1,69%.

Com isso, a empresa, por meio do benefício, consegue dar mais estabilidade ao funcionário, que pode quitar dívidas mais caras e com juros mais altos.

Saúde financeira está ligada à saúde mental

Trabalhadores com dívidas e pendências financeiras vivem uma situação de enorme estresse. De acordo com dados do SPC, 7 entre 10 inadimplentes sofrem de ansiedade e outros distúrbios mentais – como depressão e insônia.

A preocupação com as contas gera discussões entre a família, noites mal dormidas, ligações de cobrança, constrangimentos em relação a possíveis negativações, dentre muitos outros transtornos.

Como falamos durante uma entrevista com Felipe Lacerda, CEO da BeeCorp, o bem-estar financeiro tem tudo a ver com bem-estar físico e mental e um não caminha sem o outro.

E o que sua empresa ganha ao combater o endividamento?

Ao oferecer o empréstimo consignado como benefício de RH, a empresa contribui para que o funcionário possa resolver suas questões financeiras de maneira menos estressante. O salário não tem sido suficiente, por isso, esse complemento é fundamental.

Ganho em produtividade

Você sabia que um funcionário com problemas financeiros rende de 15% a 20% a menos no trabalho?

Oferecer uma forma de o funcionário se tranquilizar em relação às contas é crucial para que ele tenha um bom desempenho no trabalho, motivação para contribuir com os resultados e ter um bom relacionamento com a equipe.

Redução do turnover

Uma empresa que tenha funcionários insatisfeitos e preocupados costuma ter uma taxa de turnover alta, ou seja, a rotatividade entre colaboradores é grande e, com isso:

  • Ampliam-se os custos com rescisões, recrutamento e treinamentos;
  • As equipes ficam desfalcadas, sobrecarregando outros funcionários e reduzindo a produtividade;
  • O clima interno fica negativo, dentre outros malefícios.

Oferecer um benefício que vai surtir efeito na qualidade de vida do funcionário faz com que ele queira permanecer no trabalho.

Ganho em imagem e reputação

O benefício financeiro é muito valorizado pelos funcionários, que sentem como se a empresa, de fato, cuidasse de suas vidas e seus problemas. O empréstimo consignado, portanto, se torna um diferencial para a marca.

Com funcionários mais satisfeitos e baixa rotatividade, sua empresa melhora sua reputação como marca empregadora, o Employer Branding. Esta imagem de uma boa empresa para se trabalhar faz com que outros talentos sejam atraídos e contribui para a formação de equipes de alta performance.

Como oferecer o benefício?

Para oferecer o consignado como benefício corporativo, conte com a EmCash! Quando sua empresa se torna nossa parceira, seus funcionários são cadastrados na plataforma de investimentos e passam a ter acesso ao aplicativo. Por lá, eles podem fazer, por conta própria, todo o processo para solicitação, pagamento e acompanhamento do empréstimo.

Além disso, o aplicativo é uma conta corrente onde é possível fazer transferências e pagamentos, conferir extrato, dentre outros serviços, como recarga de celular e compras com descontos.

Quer contribuir com a saúde financeira de seus empregados? Seja agora parceiro da EmCash ou esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.