Plano de carreira: O que é, como fazer e por que você deve ter um?

O plano de carreira é uma estratégia de gestão de pessoas que busca suprir uma grande lacuna nas empresas.

Se você está sempre na expectativa de um aumento ou uma promoção, mas eles nunca acontecem, ou gostaria de crescer na carreira, mas não vê perspectiva de oportunidades na empresa, o plano de carreira é uma excelente solução.

Hoje vamos falar mais sobre esse plano, como ele é feito e quais os benefícios para o funcionário e para a empresa.

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é um benefício corporativo que tem como objetivo traçar o caminho do funcionário na empresa – tanto em níveis hierárquicos e salariais como setoriais – e as metas para que essa trajetória aconteça.

Com esse planejamento, o colaborador consegue enxergar, com transparência, os cargos que vai ocupar ao cumprir determinadas metas e dentro de um período específico.

Para a empresa, essa é uma maneira de estruturar bem quais os cargos e quais competências são necessárias para ocupá-los.

Quais os benefícios do plano de carreira para o funcionário?

Para o funcionário, a principal vantagem é ter uma expectativa de crescimento na carreira e dentro da empresa. Isso dá mais motivação para fazer um bom trabalho, já que ele terá que cumprir um período e metas específicas para ser promovido ou ganhar um salário maior, por exemplo.

Com isso, o profissional trabalha mais engajado e mais satisfeito, o que é essencial para o seu bem-estar e para sua produtividade.

Além disso, a empresa deve proporcionar treinamentos e capacitações para que o profissional fique qualificado para o cargo almejado. E isso é ótimo para o desenvolvimento desse colaborador.

E para a empresa?

Com funcionários mais engajados e motivados, a tendência é que a produtividade aumente e, com isso, a qualidade das entregas ao cliente. Isso reflete diretamente, é claro, na lucratividade do negócio.

Mas, além do fator financeiro, existem outros benefícios para a empresa em apostar no plano de carreira:

Retenção de talentos

Manter profissionais por um bom tempo na empresa e reduzir a rotatividade são, hoje, grandes desafios para as empresas.

Funcionários com mais “tempo de casa” costumam vestir mais a camisa da empresa e entregar um serviço de melhor qualidade, já que já dominam o processo. Além disso, a entrada frequente de novos profissionais causa um choque de cultura e valores, já que as equipes precisam se adaptar constantemente a novos entrantes.

A empresa com alta rotatividade ainda gasta mais com recrutamento, treinamento e rescisões de contrato, portanto, investir na satisfação do funcionário é também uma redução de custos.

Atração de novos talentos

Para empresas em crescimento e que desejam manter seus funcionários, mas também abrir espaço para bons novos profissionais, oferecer um plano de carreira como benefício pode ser um atrativo.

As pessoas valorizam empresas que oferecem bons benefícios, até mais do que bons salários, você sabia disso? É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Oxford com a seguradora Zurich.

Como fazer um plano de carreira para a equipe?

Veja o que considerar antes de fazer um plano de carreira aos funcionários:

  • Equilíbrio de interesses: Para que os gestores de pessoas possam criar um plano de carreira para cada funcionário, é preciso entender que tanto os objetivos profissionais do colaborador quanto às metas estratégicas da empresa precisam ser alinhados.
  • Plano personalizado: Atualmente, a gestão humanizada entende que cada profissional é único e tem suas próprias competências e seus interesses. Por isso, é interessante que o plano seja customizado para aquele funcionário.
  • Plano mutável: As novas tendências também compreendem que as pessoas mudam e têm necessidades diferentes ao longo do tempo. Por isso, é preciso que o plano de carreira seja, em partes, aberto a mudanças. Além disso, sobretudo em um mercado dinâmico como o atual, é difícil traçar um plano que será imutável ao longo do tempo. Portanto, o funcionário deve saber que aquele planejamento é um norte, mas que pode ser ajustado ao longo do tempo.

Com essas premissas em vista, veja um passo a passo para montar o plano de carreira:

Defina o tipo de plano de carreira

Existem alguns tipos de plano de carreira que a empresa pode construir, mas vamos mostrar dois principais:

Plano de carreira Y

O plano de carreira Y segue a lógica do desenho da letra: um caminho inicial que se bifurca em dois.

Esse plano é muito utilizado em empresas grandes e formais, que exigem alto conhecimento técnico de seus funcionários e que permitem que as pessoas escolham o caminho a seguir, a partir de duas opções principais.

Por exemplo: um analista pode preferir se tornar um gerente ou um consultor.

Plano de carreira W

Já o plano W oferece três opções, sendo que a terceira vida seria um misto entre os dois caminhos principais.

Imagine que o analista do exemplo acima queira se tornar um consultor, mas também tenha habilidades de gestão. Ele poderia se tornar um gestor de projetos.

Conheça o colaborador

Como falamos, o plano de carreira deve ser baseado nos objetivos do profissional, mas também em seus pontos fortes e fracos.

Existem pessoas que não se interessam em ter um cargo de liderança, por exemplo, mas poderiam seguir sua trajetória para um cargo mais técnico, que exige mais conhecimento sobre a área.

Portanto, alinhe as competências do profissional às competências que você estipulou para cada cargo.

Tenha uma comunicação eficiente

É importante que o funcionário saiba qual o seu plano de carreira e tenha clareza sobre os passos a seguir e competências a desenvolver.

Também é muito importante que os gestores deem feedbacks construtivos ao longo do processo, para direcionar o funcionário para rumo pretendido.

Se a sua empresa ainda tem profissionais desmotivados, sem engajamento e insatisfeitos e isso está afetando a sua produtividade, é hora de repensar os programas de RH.

Veja agora os principais motivos que engajam as pessoas no trabalho e como promover essa mudança em sua empresa. 

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