TED, DOC ou Pix? Entenda as diferenças

Existem diversas maneiras de transferir dinheiro e os meios de pagamento bancários acabam confundindo muitas pessoas. Principalmente depois que o PIX chegou no mercado brasileiro, com diversas promessas e benefícios aos cidadãos. Afinal, qual é mais vantajoso: TED, DOC ou Pix?

Entenda agora como funciona cada um dos métodos de transferência, quais as suas vantagens, desvantagens e quais as principais diferenças entre TED, DOC e Pix.

O que é TED?

O TED é a Transferência Eletrônica Disponível e sua principal característica é que o dinheiro cai no mesmo dia na conta do recebedor. Isso se a transferência for feita até às 17h deste dia.

Após esse horário, o valor será transferido no dia seguinte.

Embora não haja limite mínimo para transferir, em algumas instituições financeiras só é possível enviar por TED valores acima de R$ 5 mil. Outras instituições não colocam esse limite.

Um ponto importante é que só é possível fazer um TED em dias úteis (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Se você fizer a transferência nos fins de semana ou em feriados nacionais, o valor só será depositado na conta de destino quando chegar o próximo dia útil.

Pagador precisa conhecer e digitar os dados do recebedor, como seu banco, o número da agência, o número da conta, o tipo da conta e seu CPF ou CNPJ

O que é DOC?

Já a sigla DOC significa Documento de Ordem de Crédito e foi criado para transferência de valores até R$ 4.999,99, sem limite mínimo. Lembrando que, em alguns bancos, não existe mais essa diferenciação de valores entre TED e DOC.

Porém, o dinheiro sempre cairá na conta do recebedor no próximo dia útil, independentemente do horário. Além disso, se o DOC for feito depois das 22h, o pagamento pode demorar ainda mais.

Assim como o TED, só é possível fazer um DOC em dias úteis e, caso seja feito no sábado, domingo ou feriado, o dinheiro cai apenas no próximo dia útil.

Quais as semelhanças entre TED e DOC?

Tanto o DOC quanto o TED podem ser feitos pelo app da instituição financeira, no internet banking, no caixa eletrônico ou no próprio caixa do banco, sendo transações eletrônicas.

Além disso, ambos os tipos podem ter tarifas e cada instituição financeira define o custo da operação para o cliente. Em geral, as fintechs costumam oferecer tarifas melhores ou até gratuidade nas transações.

Se a transferência for feita para contas do mesmo banco, a tarifa pode ser isenta ou mais barata e essa operação é chamada de TEF (Transferência Eletrônica Financeira).

Para fazer qualquer uma das operações, você precisará dos dados bancários do recebedor:

  • Nome completo e CPF/ CNPJ
  • Agência bancária, número da conta, tipo da conta (conta-corrente ou poupança) e código do banco
  • Valor a ser transferido

Entenda também as diferenças entre conta-corrente e conta salário.

O que é Pix?

Já o Pix é um novo sistema lançado em 2020 pelo Banco Central, que veio para revolucionar os métodos de transferência bancária, com a promessa de não taxar os correntistas e fazer o pagamento em tempo real. Justamente por isso, Pix significa “Pagamento instantâneo brasileiro”.

Ao fazer um Pix – seja pelo celular ou o internet banking -, o dinheiro é depositado na conta na mesma hora e a operação é, de fato, gratuita para pessoas físicas pagadoras. Pessoas jurídicas podem ter um custo, mas mais reduzido em relação aos demais meios de transferência.

Além disso, não há restrições de horário para fazer o Pix. Você pode fazer a operação a qualquer momento do dia, fins de semana e feriados, e a transferência é depositada na mesma hora, em poucos segundos.

Em alguns bancos, você também consegue fazer o agendamento do Pix, para já deixar as contas certas no momento que for mais conveniente para você.

Por que o Pix foi criado?

Com o Pix, o Banco Central teve o objetivo de baixar custos para o consumidor, melhorar a experiência e a velocidade na transação monetária e aumentar a competitividade entre os serviços financeiros e bancários.

Além disso, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações para digitalizar o mercado bancário e de pagamentos de varejo, como, por exemplo, o lançamento do Open Banking e Open Finance. A intenção é promover soluções práticas e seguras, seguindo as premissas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD, e segurança cibernética.

O BC ainda acredita que o Pix possa promover a inclusão financeira, tornando as operações mais simples e, claro, gratuitas.

Conclusão: Quais as diferenças entre o TED, DOC e Pix?

A principal diferença entre TED e DOC é que o DOC é mais demorado. O recebedor só terá o dinheiro no próximo dia útil.

Já em relação ao Pix, as diferenças são várias. Resumindo, podemos dizer que o Pix é uma alternativa mais vantajosa, principalmente para as pessoas físicas. Ao contrário do TED e DOC, com o Pix temos as seguintes vantagens:

  • Transação gratuita
  •  Feita a qualquer hora do dia e a qualquer dia, incluindo fim de semana e feriado
  • Depósito feito em segundos
  • Tudo automatizado, feito pelo celular ou internet banking
  • Você não precisa saber qual o banco do recebedor da transação. Basta saber a chave Pix ou procurar a pessoa na sua lista de contatos.
  • Também é possível transferir via QR Code, bastando apontar a câmera do celular para o código
  • Não é necessária maquininha de cartão ou boletos
  • Não há limite mínimo para transferir e, em geral, também não há limite máximo. Algumas instituições, porém, colocam limites para evitar fraudes e golpes.
  • Quando a transação é feita, o pagador e o destinatário recebem uma notificação. No caso do TED e DOC, isso depende da instituição financeira.

É importante ainda você saber que mesmo com a criação do Pix, o TED, DOC, boleto, cartão e outros meios de pagamento não vão acabar.

A intenção do Banco Central é disponibilizar diversas alternativas para o consumidor e para os comerciantes e prestadores de serviço, para que ambos tenham mais liberdade nas suas transações.  

Se você gostou das informações, que tal aprender mais para ter mais controle sobre sua vida financeira?

Leia agora quais os tipos de empréstimos que existem!

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]