Trabalho híbrido: Por que você deveria pensar em adotar?

trabalho hibrido

Quase dois anos se passaram e as restrições da pandemia da Covid-19 começam a se afrouxar. O avanço da vacinação, seguido da redução do número de óbitos, tem feito muitas empresas que adotavam o home office começarem a voltar para o trabalho presencial. Muitas delas estão optando por um modelo diferente, mas que também vem ganhando força: o trabalho híbrido.

Mas será que esse é o melhor modelo para você e sua empresa? Quais as vantagens do trabalho híbrido e para que lado os rumos do mercado estão se direcionando?

O que é trabalho híbrido?

Basicamente, o trabalho híbrido é uma junção do trabalho presencial com o remoto (o chamado home office).

As empresas permitem que os funcionários trabalhem parte do tempo em casa e parte no escritório, a depender da demanda de trabalho, das exigências da função e da vontade do colaborador.

Esse modelo garante o “melhor dos dois mundos”, já que é possível ter mais flexibilidade e optar por o que for mais conveniente para o momento.

De onde vem a tendência do trabalho híbrido?

Você já deve estar bem familiarizado com o home office, regime em que os funcionários trabalham de casa – ou de qualquer lugar –, sem a necessidade de estar presencialmente na sede ou no escritório da empresa.

Com a chegada da pandemia, esse modelo foi adotado por 46% das empresas brasileiras e atingiu 11% dos trabalhadores do país (8,2 milhões de pessoas), para cumprir os protocolos de distanciamento social necessários para conter o vírus.

Depois dessa experiência, pesquisas mostram que esse modelo caiu nas graças dos profissionais e, ainda que haja desafios, 71% preferem continuar trabalhando remotamente.

Um estudo publicado pela InfoMoney mostrou que, após a pandemia, as pessoas desejam passar 53% da semana no home office e 47% no escritório.

A preferência pelo trabalho remoto está na:

  • Economia de tempo em deslocamentos;
  • 81% dos entrevistados dizem que a produtividade é maior em casa;
  • Mais conforto e menos rigidez nas regras;
  • Mais contato com a família.

Porém, o modelo de home office tem também trazido diversos pontos negativos, o que leva a uma nova preferência, o trabalho híbrido.

Porque as pessoas preferem o trabalho híbrido

Grande parte dos profissionais busca o equilíbrio entre as vantagens do trabalho remoto com as do presencial.

Com o home office, muitos relatam problemas como:

  • Exaustão, já que começam a trabalhar mais cedo e terminam mais tarde. Além disso, ainda há um acúmulo de funções, já que é preciso cuidar da casa, dos filhos e outras tarefas além do trabalho.
  • Burnout, estresse e depressão, causados pelo afastamento da socialização e pela pressão e sobrecarga de trabalho.
  • Boreout, que é a síndrome contrária ao Burnout e se caracteriza pelo tédio no home office.
  • Necessidade de ficar online o dia inteiro, sem a possibilidade de se desconectar do celular.

Falta de contato próximo com colegas, líderes e equipe para uma troca mais rápida. As reuniões de brainstorming, por exemplo, podem perder a qualidade sem o espaço físico e as conversas presenciais.

No modelo híbrido, é possível conciliar essas faltas e gerar uma parcela de socialização, confraternização entre colegas e vivências sociais, que se mostraram importantes para a saúde mental dos funcionários.

Por que adotar o trabalho híbrido?

Para os funcionários, você pôde perceber que as vantagens são inúmeras. Mas, e para a empresa, compensa?

Mais economia

Uma das grandes vantagens do trabalho híbrido é que o escritório físico pode ser reduzido. Isso faz com que os custos sejam menores, seja com aluguel, energia elétrica, profissionais de serviços gerais e outros.

Apesar dessa redução, é importante que as empresas comecem a pensar sobre a estrutura que oferecem aos funcionários que trabalham de casa. Atualmente, apenas cerca de 30% das organizações fornecem ajuda de custo para internet e 13% para a conta de energia elétrica dos funcionários.

Gestão da equipe

Embora seja possível manter a gestão da equipe totalmente remota, é inegável que há uma melhora no relacionamento entre líderes e time com o contato presencial.

Além disso, grande parte dos funcionários tem se queixado do excesso de trabalho no home office e, com o modelo híbrido a delegação de tarefas fica mais fácil e justa.

Nesse modelo, é importante manter uma comunicação constante com a equipe, fornecer feedbacks frequentes e investir em boas tecnologias para que o pessoal à distância tenha a mesma sincronia que quem está presencialmente.

A automação de processos é importante para evitar retrabalhos, atrasos e permitir que os funcionários foquem apenas nas tarefas relevantes e que demandem a capacidade humana – como criatividade e inovação.

Redução do absenteísmo

Esse modelo ainda pode ser eficaz para evitar faltas e atrasos, já que os funcionários que tiverem problemas pessoais podem permanecer em casa – contanto que mostrem sua produtividade.

Funcionários insatisfeitos com o modelo de trabalho também costumam se ausentar mais e, mais ainda, pessoas com a saúde mental debilitada (como pode ser o caso no home office restrito) faltam mais ao trabalho.

Veja por que você deve se preocupar com o absenteísmo.

Retenção de talentos

O modelo híbrido tem sido muito valorizado pelos profissionais e este se tornou um atrativo para os funcionários. Muitas pessoas, inclusive, cogitam trocar de emprego se não houver, pelo menos, uma certa flexibilização e possibilidade do trabalho híbrido.

O modelo passa a imagem de uma empresa moderna, que se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários e entende suas necessidades reais.

Atração de novos talentos

Da mesma maneira, empresas que oferecem qualidade de vida no trabalho tendem a atrair bons profissionais e formar equipes mais qualificadas.

A intenção do trabalho híbrido é oferecer um modelo mais flexível ao colaborador, para que ele administre seu tempo e sua flexibilidade com foco na sua saúde e bem-estar.

Quer saber por que ter um funcionário com boa saúde emocional é relevante para a sua empresa? Entenda agora a importância do bem-estar corporativo.

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.