Treinamento e capacitação de funcionários: por que investir?

treinamento e capacitacao

O treinamento e capacitação de funcionários é uma importante atividade da gestão de pessoas e é crucial para o desempenho de um negócio.

Isso porque o aprendizado é algo perene e mesmo os melhores profissionais precisam passar por reciclagens e formações para aprimorarem suas habilidades.

Se sua empresa busca pela melhoria contínua, ela precisa investir em desenvolvimento de pessoal. Entenda agora tudo sobre treinamento e capacitação de funcionários!

Por que investir em treinamento e capacitação de funcionários?

Investir em capacitação é investir no capital humano. Basicamente, em uma perspectiva de mercado, empresas que investem em capacitação estão, a todo tempo, se renovando e buscando formas de melhoria.

Quanto mais conhecimento e “real skills” as equipes possuem, melhores serão os resultados do trabalho e, consequentemente, mais satisfeitos estarão os clientes. Isso resulta em maior lucratividade e vantagem competitiva frente à concorrência.

Chamamos de real skills a união entre as habilidades técnicas (hard skills) que um profissional precisa para sua função, mas também as soft skills, que são as competências socioemocionais e comportamentais.

Retenção de talentos

Além do aumento da produtividade, funcionários capacitados para suas funções se sentem mais confiantes para exercer suas atividades.

Essa confiança gera engajamento e mais motivação para trabalhar, o que impacta diretamente na satisfação dos colaboradores e na sua felicidade.

Funcionários satisfeitos tendem a permanecer no emprego e reconhecer a empresa como um local que o valoriza. E isso leva à retenção dos talentos.

Ganho de eficiência

Além da qualidade no trabalho, treinamento e capacitação de funcionários levam a uma rotina com menos erros, desperdícios e atrasos. A produção mais eficiente e ágil é uma excelente forma de otimização dos processos e redução de custos.

Incentivo à criatividade

Inovação e criatividade são atributos que precisam ser aflorados e os treinamentos têm também esse papel. O aprendizado traz novas bagagens, referências e pontos de partida para novas ideias.

Nada melhor que fazer um workshop fora do ambiente da empresa para reativar o espírito inovador, por exemplo.

Como fazer treinamento e capacitação de funcionários?

Antes de propor treinamentos, é importante fazer um planejamento (tanto dos cursos em si quanto de custos, datas, estratégias e da real necessidade das capacitações).

Deve-se conhecer os pontos que realmente precisam de melhoria para que o investimento não seja infundado e não traga resultados.

Para isso, é preciso que os gestores das áreas tenham uma comunicação ágil e fluida com a equipe de Gestão de Pessoas. Afinal, são eles que estão presentes diretamente no dia a dia dos colaboradores.

Também é preciso fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), que usa diversas técnicas para identificar o nível atual de conhecimentos e competências dos colaboradores em cada área de atuação.

Ao identificar os objetivos e definir o orçamento para treinamentos, é hora de organizar as capacitações e convocar os funcionários.

Não foque apenas em novos funcionários

Muitas empresas já têm como política de RH fazer o onboarding e o treinamento de novos colaboradores na equipe. Seja para conhecer a cultura da empresa, suas particularidades institucionais e habilidades essenciais às suas funções.

Porém, é importante lembrar que toda a equipe precisa passar regularmente por capacitações para que possa se atualizar, renovar seus conhecimentos e se adaptar às mudanças de mercado.

Faça treinamentos sempre que:

  • Novas tecnologias forem implantadas;
  • Novas políticas organizacionais e normas que afetem o trabalho forem aplicadas;
  • Houver mudanças nos processos internos;
  • Mudanças externas, como novas Leis, entrada de novos concorrentes relevantes etc;
  • Você perceber que a equipe está desmotivada.

Capacitação de lideranças

Além disso, é interessante lembrar que não são só os funcionários que precisam passar pelas capacitações, mas também os cargos de liderança – como coordenadores, gerentes e diretores.

Bons líderes precisam de competências de gestão de pessoas, de projetos, como desenvolver e motivar a equipe, habilidades de comunicação com a equipe, dentre outras.

Avalie os resultados

Periodicamente ou ao final de cada treinamento, é importante avaliar o aprendizado para checar o resultado do investimento.

Para isso, é possível aplicar testes de conhecimento, fazer pesquisas de satisfação, consultar as lideranças sobre a evolução (ou não) da equipe, calcular o ROI (retorno sobre o investimento) das ações feitas, fazer uma avaliação comportamental com os profissionais e outros.

Quais os tipos de treinamentos?

Existem diversos tipos de treinamento e é preciso encontrar os formatos que mais fizerem sentido para o momento e objetivo.

Existem treinamentos presenciais e online, além de capacitações práticas e teóricas. Os formatos mais comuns são os seguintes:

  • Treinamento prático, em que os funcionários “colocam a mão na massa” para aprender fazendo. É muito útil para uso de novos softwares ou maquinário, por exemplo;
  • Palestras com especialistas no assunto;
  • Feedbacks também são considerados, já que promovem o aprendizado e desenvolvimento do profissional;
  • Cursos de formação e aperfeiçoamento custeados pela empresa;
  • Coaching e mentorias individuais ou em grupo;
  • Workshops com líderes ou técnicos especialistas, dentre outros.

Treinamento como benefício corporativo

Como você pôde ver, investir em treinamento e capacitação de funcionários é essencial para o desenvolvimento do negócio e um constante aprimoramento da qualidade das entregas.

Para potencializar a satisfação dos funcionários, a capacitação ainda pode ser oferecida como um benefício corporativo, por meio de bolsas de estudo, desconto em faculdades, cursos presenciais e online e outros.

Todo investimento feito no pessoal será revertido para a empresa, uma vez que profissionais mais capacitados trabalharão com mais satisfação e mais conhecimento para aplicar às atividades.

Quer saber outras formas de gerar satisfação à equipe? Conheça diferentes tipos de benefícios corporativos.

Quer conhecer mais sobre o benefício da EmCash? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.