Muitas pessoas e empresas acreditam que o DP e RH são a mesma coisa, mas a verdade é que Departamento Pessoal e Recursos Humanos são dois setores diferentes, com responsabilidades distintas.
Mas, ainda assim, são departamentos que podem e devem atuar em conjunto na organização, complementando um, o trabalho do outro.
Entenda agora quais as diferenças entre DR e RH e como potencializar os resultados de cada um deles.
Qual a principal diferença entre DP e RH
Quem trabalha no Departamento Pessoal tem uma função mais operacional dentro da área de Gestão de Pessoas, cuidando de toda a parte administrativa e burocrática que envolve os colaboradores da empresa.
Já a área de Recursos Humanos, tem um papel mais estratégico, pois é essa equipe que pensa as ações para gerar motivação, engajamento e satisfação entre os colaboradores. E, a partir disso, busca potencializar o capital humano para aprimorar sempre o desempenho do negócio.
Quais as atribuições do Departamento Pessoal?
O DP fica responsável por:
- Admitir os profissionais contratados;
- Desligar aqueles que não fizerem mais parte da empresa, rescindindo os contratos;
- Fazer os pagamentos aos funcionários: salário, férias, 13º, horas extras, adicionais e outros;
- Controlar a jornada de trabalho;
- Fazer a gestão dos benefícios corporativos, dentre outras.
E do RH?
Já a área de Recursos Humanos deverá:
- Fazer o recrutamento, seleção e onboarding dos novos funcionários, com base no perfil adequado para a cultura organizacional;
- Fazer pesquisas de clima organizacional e pensar estratégias para mantê-lo sempre em equilíbrio
- Criar programas de treinamento e capacitação para os colaboradores, com foco em um desenvolvimento perene das pessoas;
- Criar planos de carreira para os colaboradores, além de definir os cargos, salários e suas atribuições para o bom funcionamento da empresa;
- Desenvolver programas de bem-estar corporativo, para garantir a satisfação das pessoas no trabalho;
- Avaliar o desempenho dos profissionais e pensar em ações para reter os talentos dentro da empresa.
Qual a importância de uma área de Gestão de Pessoas completa?
Empresas são feitas de pessoas e cada uma delas tem necessidades, demandas, processos de aprendizagem e de produtividade diferentes. E para gerir essa multiplicidade e fazer com que a roda gire em torno dos mesmos objetivos estratégicos empresariais, é preciso ter um setor de Gestão de Pessoas conciso.
É aí que as diferentes funções de RH e DP entram e se complementam, trazendo tarefas e resultados distintos, porém igualmente importantes para a estratégia global.
Como você pôde ver, basicamente é o RH que pensa os programas de gestão de pessoas de forma estratégica, sempre alinhado aos objetivos da diretoria daquele negócio. A partir daí, o DP coloca essas ações em prática e garante que tudo corra dentro das regras da empresa e da lei.
Com uma boa gestão dessas áreas, é possível garantir resultados muito melhores para a empresa, com satisfação dos profissionais e retenção, para que fiquem na empresa por mais tempo, reduzindo a rotatividade. E, claro, pessoas muito mais criativas, que propõem ideias inovadoras para desenvolver o negócio.
Pesquisas como a State of the Global Workplace, da Gallup, mostram que equipes motivadas:
- Têm uma redução de 37% no absenteísmo
- 41% nos defeitos em produtos e processos
- 65% no turnover
- E um aumento de 21% na produtividade gera
- 10% na captação de clientes
- 22% na rentabilidade da empresa.
Como potencializar as áreas de RH e DP?
Da mesma forma que o trabalho dessas áreas é extremamente relevante para o sucesso da empresa, a sobrecarga de atividades faz com que os profissionais de DP e RH tenham prejuízo em seus resultados e em sua própria satisfação pessoal no trabalho.
O excesso de tarefas, processos e demandas pode ser substituído, em parte, pela tecnologia, com softwares de gestão de pessoas, mas também com startups e empresas parceiras que possam ajudar na gestão desses processos.
Conheça a EmCash e como ela ajuda o DP
A EmCash, por exemplo, é uma fintech de crédito que atua justamente para facilitar a gestão de benefícios corporativos financeiros, uma das atribuições do departamento pessoal. Essa gestão pode ser feita pelo aplicativo da EmCash, em uma plataforma simples e totalmente gratuita à área de Gestão de Pessoas.
Quando a empresa se torna parceira da EmCash, ela passa a ter acesso a esse ao app. Assim, a DP pode cadastrar todos os colaboradores que terão acesso aos benefícios e os próprios profissionais podem fazer a solicitação do benefício pelo celular.
Educação financeira, conta digital gratuita, empréstimo consignado privado, cartão pré-pago sem anuidades e cashback em compras são alguns desses benefícios disponíveis para os colaboradores.
Conheça todos os serviços financeiros da EmCash para a sua empresa.
Como a EmCash ajuda o RH?
Mais do que cuidar do operacional pela plataforma, os benefícios financeiros que a EmCash disponibiliza são uma forma de facilitar o acesso a soluções financeiras para os colaboradores. Soluções que eram, muitas vezes, dominadas pelos grandes bancos, que cobravam altas taxas para uso.
Com os serviços, o profissional consegue ter uma gestão muito melhor das suas contas pessoais: livrar-se de dívidas caras, conquistar metas que ficavam apenas no papel, aprender a economizar e investir seu dinheiro… Tudo isso se torna mais fácil e poderá levar mais tranquilidade à vida do colaborador e sua família.
Pessoas com saúde financeira, comprovadamente, trabalham melhor e mais felizes. E tudo isso reflete nos objetivos estratégicos da empresa – principal foco do RH.
Quer se tornar uma empresa parceira da EmCash? Acesse o site e converse com nossos consultores!