fbpx

Educação Financeira como benefício corporativo

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Já pensou em oferecer na sua empresa um programa de Educação Financeira como benefício corporativo?

Bom, existem diversos benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores e cada um deles tem uma importância na vida das pessoas. Afinal, eles são mesmo formas de fazer a diferença, como uma ajuda extra que vai além da remuneração. Vale-transporte, alimentação, plano de saúde… tudo isso pode ser muito vantajoso na vida de um profissional.

Mas tem um tipo de benefício que muitas empresas sequer pensam na hora de montar o seu programa, e que pode ser muito valioso para a vida pessoal e profissional – a educação financeira.

Entenda agora a importância de oferecer esse benefício e como implantar a educação financeira na sua empresa.

O que é Educação Financeira

Sabe aquele ditado de que “é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe”? Educação financeira é justamente compartilhar o conhecimento sobre finanças para que as pessoas possam aprender a cuidar das suas contas, cortar gastos, começar a investir e usar os recursos com inteligência.

Mas, mais do que isso, a educação financeira tem o papel de trazer equilíbrio à vida financeira das pessoas, o que reflete em muitas áreas da vida, como a saúde mental, a relação entre a família, a produtividade no trabalho e a felicidade em geral.

Ao aprender como lidar com as finanças, a pessoa pode criar um mecanismo eficiente para usar o seu dinheiro com mais racionalidade, pensando não só nos gastos de agora, mas em se resguardar para o futuro.

Por que é importante investir em educação financeira nas empresas?

E uma das maneiras de inserir a educação financeira na vida das pessoas é oferecer como uma política de Recursos Humanos, dentro das empresas. Ao ensinar sobre as melhores maneiras de lidar com o dinheiro, a empresa gera benefícios para a vida do profissional, mas também para o próprio negócio, como veremos a seguir.

Impactos na saúde mental

Você sabia que, atualmente, no Brasil, 78,9% das famílias estão endividadas? Em setembro de 2022, quase 40% dos brasileiros adultos estavam negativados (o famoso “nome sujo”), o que equivale a 64,25 milhões de pessoas.

Esta alarmante situação financeira, é claro, gera muitos impactos na saúde mental das pessoas – consequentemente, nos funcionários da sua empresa.

Uma pesquisa da Kantar Ibope mostrou que 74% das pessoas consideram que a situação financeira tem impacto na saúde mental e 81% revelam ter sintomas como ansiedade e depressão, devido ao endividamento.

Já o estudo “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro” apontou que:

  • 83% das pessoas que têm dívidas em aberto sofrem com insônia
  • 74% têm dificuldade de concentração
  • 78% têm surtos de pensamentos negativos.

Quando a empresa cria programas de educação financeira e outros benefícios relacionados, ela ajuda os colaboradores a cuidarem melhor das suas contas e isso reflete em sua saúde mental, em geral.

Entenda o que é bem-estar financeiro e por que se preocupar com o dos funcionários.

Redução na produtividade

Todos esses impactos no sono, na concentração e no humor, é claro, geram também impactos na produtividade no trabalho.

Um estudo chamado “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing” foi feito com cerca de 10 mil trabalhadores no Reino Unido e mostrou que as preocupações com a situação financeira podem reduzir em até 15% a produtividade.

Ter equipes com menor capacidade produtiva significa entregas de pior qualidade aos clientes, atrasos na produção e prejuízos financeiros ao negócio.

Aumento no absenteísmo e na rotatividade

Além de ficarem menos produtivos, funcionários endividados tendem a atrasar e faltar mais ao trabalho por motivos médicos – sobretudo por causa da depressão – e por questões familiares.

Isso gera mais demissões, o que eleva fortemente o índice de rotatividade (turnover) nas empresas.

Além disso, se o funcionário não considera que a empresa está oferecendo um salário justo e bons benefícios, ele tende a procurar novas oportunidades de emprego que os ajudem a pagar as contas.

Piora no clima organizacional

Por fim, funcionários insatisfeitos e infelizes também tornam o ambiente de trabalho mais negativo, o que pesa no clima organizacional de maneira geral.

Como inserir a educação financeira na empresa?

Então, como solucionar esse problema? Oferecendo um programa de Educação Financeira como benefício corporativo.

Basicamente, o setor de Gestão de Pessoas e RH consegue inserir no dia a dia de trabalho:

  • Materiais educativos e conteúdos (webinars, podcasts, blogs, livros, filmes e outros), que ensinam sobre orçamento pessoal, planejamento e investimento;
  • Palestras e cursos sobre o assunto;
  • Estimular o diálogo entre os colegas e a conversa sobre dinheiro, considerada ainda um tabu entre os brasileiros. A empresa pode criar um ambiente seguro para tratar sobre o assunto.

É importante também que a empresa, antes de pensar em seu programa de educação financeira, trace um mapeamento sobre a real situação econômica de seus colaboradores. Cada organização tem um perfil diferente e é interessante criar soluções condizentes com o contexto real.

Com isso, também se torna possível acompanhar a evolução (ou não) das pessoas em relação às finanças e ajustar o programa de acordo com as demandas.

Programa de educação financeira com a EmCash

Uma das melhores maneiras de implantar o programa de educação financeira é se tornando empresa parceira da EmCash.

A EmCash é uma fintech que conta com um pacote de serviços para implantação como benefício corporativo nas empresas. O RH entra em contato conosco e nós oferecemos um leque de benefícios aos seus funcionários, dentre eles a Educação Financeira.

Nossos profissionais contam com extenso conhecimento em finanças e investimentos e vão à organização para realizar ações educativas, palestras, distribuição de materiais e instruir as pessoas sobre as questões relacionadas a dinheiro. Dessa maneira, é possível empoderá-las para cuidar das suas contas, o que reduz a curto, médio e longo prazos o endividamento e o estresse financeiro.

Quer se tornar parceira da EmCash e deixar os benefícios financeiros por nossa conta? Converse agora com os nossos consultores!

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assine a NewsCash e aumente seu potencial financeiro

×