fbpx

Benefícios da educação financeira nas empresas

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A falta de conhecimento financeiro pode ter sérios impactos na vida dos colaboradores. Uma vida financeira desequilibrada afeta não apenas as finanças pessoais, mas também a saúde mental, bem-estar no trabalho e qualidade de vida e, por isso, entender o benefício da educação financeira nas empresas é tão importante.

Por isso, elaboramos este texto para te ajudar a implementar a educação financeira na sua empresa.

Aqui, vamos falar um pouco mais sobre os efeitos da falta de educação financeira na vida dos funcionários, destacando os desafios que eles enfrentam e como investir em programas de educação financeira pode ser uma solução eficaz para melhorar a situação financeira e o bem-estar geral de sua equipe. 

Sabia que apostar na educação financeira como benefício corporativo pode impactar na produtividade do seu negócio? Continue a leitura e saiba mais!

O que é educação financeira?

Educação financeira é o processo de adquirir conhecimento e habilidades relacionadas ao gerenciamento de finanças pessoais e à compreensão dos princípios financeiros básicos.

Ela envolve aprender como fazer escolhas financeiras informadas, planejar o orçamento, economizar, investir, evitar dívidas desnecessárias e tomar decisões financeiras inteligentes para alcançar metas financeiras de curto e longo prazo.

A educação financeira é essencial para ajudar as pessoas a tomar controle de suas finanças pessoais, evitar armadilhas financeiras comuns e alcançar metas financeiras, como comprar uma casa, pagar a educação dos filhos, economizar para a aposentadoria e muito mais.

Ela é relevante para pessoas de todas as idades, pois as habilidades financeiras são cruciais para o sucesso financeiro ao longo da vida e podem ser essenciais para desenvolver o equilíbrio até no meio profissional.

Benefícios da educação financeira nas empresas?

Muitas pessoas não imaginam, mas a educação financeira para colaboradores oferece uma série de benefícios significativos, tanto para os próprios funcionários quanto para as empresas.

Colaboradores financeiramente alfabetizados estão mais bem preparados para enfrentar situações financeiras desafiadoras. Isso pode resultar em menos estresse relacionado ao dinheiro, o que, por sua vez, pode melhorar a saúde mental e o bem-estar geral dos funcionários.

Pesquisa realizada pela HSPW, startup da área de saúde, aponta que 53% dos profissionais entrevistados sofrem com a preocupação com as contas no fim do mês.

A verdade é que quando os funcionários estão menos preocupados com questões financeiras pessoais, eles tendem a ser mais focados e produtivos no trabalho. Isso beneficia a empresa como um todo.

O estresse financeiro pode afetar negativamente os relacionamentos pessoais e até mesmo as interações no local de trabalho. A educação financeira pode ajudar a melhorar essas relações, reduzindo conflitos e preocupações financeiras.

Além disso, dentre os benefícios da educação financeira podemos listar:

  • Aumento na produtividade, com pessoas mais engajadas no trabalho;
  • Ganhos de motivação do colaborador e da equipe;
  • Crescimento profissional, já que uma pessoa que não precisa se preocupar com as finanças consegue focar em outros conhecimentos e se preparar profissionalmente;

Redução no absenteísmo

Pessoas tranquilas financeiramente tendem a faltar e atrasar menos no trabalho, reflexo de uma melhor saúde mental.

Isso impacta, é claro, na produtividade, com equipes completas e mais satisfeitas.

Redução na rotatividade

O turnover também pode ser alto em uma empresa em que as pessoas estão a todo tempo tentando se reerguer profissionalmente. A tendência é que os colaboradores busquem oportunidades em empresas com melhores salários e benefícios.

Oferecer a educação financeira como um benefício corporativo ajuda a reter os talentos dentro da sua organização, já que eles se sentem valorizados pelo empregador.

Atração de talentos

Bons benefícios corporativos atraem a atenção de profissionais qualificados em busca de oportunidades de trabalho. 

Divulgar a educação financeira como um benefício na descrição da sua vaga vai atrair mais pessoas, o que aumenta as chances de fazer boas contratações para a sua equipe.

Como implementar a educação financeira nas empresas?

A implementação da educação financeira para colaboradores nas empresas requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem estratégica.

A partir do momento que este problema é identificado, a empresa precisa formular um planejamento e, para isso, pode contar com a ajuda de empresas parceiras.

Para fazer a implementação de educação financeira na empresa você deve?

Definir objetivos claros

Comece definindo claramente os objetivos da educação financeira na empresa.

Se você deseja melhorar a saúde financeira dos funcionários, é preciso colocar essa questão em sua lista de prioridades e mudar a mentalidade de quem está no topo da hierarquia também.

Mostre dados sobre saúde financeira e sua ligação com a produtividade dos profissionais, como um todo.

Avalie as necessidades dos colaboradores

O mapeamento do perfil financeiro dos profissionais é muito importante para entender como será feito o trabalho de educação dentro da empresa.

Realize uma pesquisa ou enquete para entender as necessidades e o nível de conhecimento financeiro dos funcionários. Isso ajudará a adaptar o programa às necessidades específicas da equipe.

Desenvolva um programa de educação financeira

Com base nas necessidades identificadas, desenvolva um programa de educação financeira abrangente. Isso pode incluir workshops, seminários, recursos online, sessões de aconselhamento financeiro, palestras e materiais educacionais.

Ofereça materiais de conscientização de hábitos e torne o assunto mais leve para ser discutido internamente na organização.

Parcerias externas

Um dos pontos mais importantes é poder contar com parcerias externas e pessoas especializadas para trabalhar o assunto dentro da empresa.

Considere a possibilidade de trazer especialistas financeiros externos ou consultores para ministrar palestras e sessões de treinamento. Eles podem trazer uma perspectiva valiosa e experiência adicional.

Além disso, já é possível contar com plataformas que oferecem educação financeira como benefício corporativo e ainda oferecem para os profissionais a possibilidade de soluções financeiras mais justas para cada um deles.

É o caso da EmCash, que oferece benefícios financeiros para colaboradores com custo zero para empresas. Ao se tornar parceiro da EmCash, o RH pode oferecer a educação financeira por meio de materiais educativos e ações personalizadas, com foco em melhorar a relação dos colaboradores com dinheiro.

Além disso, a EmCash ainda conta com crédito consignado, cashback e outras soluções para melhorar a vida financeira do empregado. Quer saber mais? Conheça nossos benefícios financeiros ou entre em contato agora mesmo para se tornar um parceiro!

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assine a NewsCash e aumente seu potencial financeiro

×