É verdade que a economia influencia diretamente em toda a sociedade, mas como a Bolsa de Valores afeta o seu dia a dia mesmo se você não é um investidor?
A bolsa de valores é um ambiente dinâmico e sujeito a variações constantes que afetam diretamente a vida de cada um de nós. Por isso, por mais que você não seja investidor, é importante estar sempre informado sobre as notícias do mercado para antecipar qualquer aumento nos valores de produtos e serviços que você consome diariamente.
Mas como de fato isso acontece? Devo me preocupar? Como a bolsa de valores afeta o meu dia a dia? Vamos responder essas e outras perguntas neste texto, continue a leitura e saiba mais!
O que é bolsa de valores?
A bolsa de valores é um ambiente de negociação onde investidores podem comprar e vender ativos financeiros, como ações, títulos, commodities e moedas.
É um mercado organizado em que os compradores e vendedores negociam entre si esses ativos, o que possibilita a captação de recursos para empresas e para os governos no geral.
Na bolsa de valores, os preços dos ativos são determinados pelas forças de oferta e demanda, e os investidores podem lucrar com a valorização desses ativos ao longo do tempo.
A bolsa de valores brasileira é a B3, que é medida pelo Índice Bovespa ou Ibovespa. É esse índice que vai considerar o desempenho das ações e é por isso que escutamos que a bolsa “caiu” ou “subiu”.
Como funciona a bolsa de valores
O objetivo principal da bolsa é permitir que as empresas e instituições possam captar recursos financeiros para financiar suas operações e investimentos.
Para negociar na bolsa, é necessário utilizar uma corretora de valores, que atua como intermediária entre o investidor (você) e a própria bolsa (mercado). Nesse caso, o investidor realiza uma ordem de compra ou venda de um ativo financeiro por meio da corretora e essa ordem é enviada para a bolsa.
Conforme explicamos, os preços dos ativos negociados na bolsa são determinados pelas forças de oferta e demanda, da mesma forma que acontece com compras de varejo em datas comemorativas como dia das mães e Natal.
Isso significa que se muitos investidores querem comprar determinada ação, o preço dela tende a subir. Mas no caso de muitos investidores quererem vender a mesma ação, o preço tende a cair.
O que é uma ação na bolsa de valores
Uma ação na bolsa de valores é um título que representa uma parte do capital social de uma empresa. Ficou confuso? Vamos exemplificar:
Quando uma empresa decide abrir o seu capital para a bolsa, ela emite ações que são oferecidas ao público em geral para serem negociadas. Ao comprar uma ação, o investidor se torna um acionista da empresa, ou seja, um dos proprietários da companhia, e passa a ter direito a uma parte do lucro da empresa.
O valor de uma ação pode ser influenciado por diversos fatores, como o desempenho da empresa, a situação econômica do país, acontecimentos no âmbito político no país e no mundo, o setor em que a empresa atua, entre outros. Chamamos isso de “oscilação da bolsa” e é por isso que as ações se enquadram nos títulos de renda variável.
Como a bolsa de valores afeta o seu dia a dia?
Eu não invisto em bolsa de valores, como isso afeta o meu dia a dia?
É preciso entender que a bolsa de valores é um indicador da economia. O medo e a incerteza do mercado podem afetar diretamente cada um de nós.
Apesar da maioria da população não perceber, a bolsa de valores tem o impacto direto no dia a dia de qualquer pessoa. Isso porque as empresas que têm ações negociadas na bolsa são responsáveis por uma série de serviços e produtos que consumimos diariamente.
Como exemplo podemos citar empresas de alimentos, bebidas, energia elétrica, transporte, tecnologia, entre outros, que estão diretamente ligadas à bolsa de valores de alguma forma, grande parte com capital aberto.
- Quando uma empresa tem um bom desempenho na bolsa de valores, isso pode indicar que ela está crescendo e se desenvolvendo, o que pode resultar em mais empregos gerados, novos projetos lançados e aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos.
- Por outro lado, quando uma empresa tem um mau desempenho, pode indicar que ela está passando por dificuldades financeiras, o que pode se refletir em demissões, redução de investimentos, aumento do preço dos produtos e serviços e até mesmo no fechamento da empresa.
Percebe como isso pode afetar até mesmo para quem investe na bolsa?
É claro que, para aqueles que investem, o prejuízo pode ser ainda maior. Quando o mercado está em alta, os investidores podem obter bons rendimentos no longo prazo, mas quando o mercado está em baixa, os investidores podem sofrer perdas significativas no curto prazo.
Por isso, é importante estar sempre atento às notícias do mercado financeiro e contar com a ajuda de profissionais qualificados na hora de investir na bolsa de valores. Assim, é possível minimizar os riscos e obter bons rendimentos com segurança.
Se o Ibovespa está em queda, devo me preocupar?
Se as empresas estão bem e com ações valorizadas, isso pode ser um indicativo de que a economia no país está em um bom caminho.
Porém, a bolsa de valores, na maioria das vezes, é movida por especulações e por isso é importante manter a calma e não se preocupar de imediato se o Ibovespa está em queda.
Não quer dizer que se existir queda do Ibovespa isso está representando um colapso na economia. Porém, a bolsa é como um termômetro que deixa todos em alerta quanto ao que acontece no país.
Estar atento às notícias de economia e política é o que vai fazer com que você esteja a par do que pode ou não acontecer no mercado brasileiro.
Por aqui a gente sempre fala que se manter informado é a melhor opção! Por isso, continue de olho no blog da EmCash para continuar aprendendo.
E se você quer começar a investir, leia agora as nossas dicas e torne-se um investidor!