Controlar despesas e dominar as finanças ainda é um desafio para você? A falta de hábito com as finanças pode afetar muito seu bolso e, por isso, é muito importante criar categorias de gastos e deixar tudo mais organizado para não sofrer consequências financeiras.
Saber exatamente quanto se gasta e quanto se recebe por mês pode facilitar na hora de criar metas para fins específicos e, até mesmo, para tirar os planos de investimento do papel. O pagamento mensal de contas e o recebimento dos valores por serviço prestado podem, facilmente, estar organizados se você conseguir manter uma rotina para isso.
E é sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Afinal, como criar categorias de gastos e controlar suas despesas?
Quer saber mais sobre o assunto, sair do vermelho e se tornar uma pessoa organizada financeiramente? Continue a leitura e saiba mais.
O que é categoria de gastos?
As categorias de gastos nada mais são do que uma forma de controle de tudo o que você gasta no mês. Essa categorização pode ser feita de diversas maneiras, mas o intuito final é separar seus gastos por tipos, como, por exemplo:
- Estudos;
- Lazer;
- Alimentação;
- Moradia;
- Transporte;
- Viagens;
- Outras categorias.
Por meio dessa categorização será possível entender perfeitamente para onde está indo seu dinheiro e, com isso, fica mais fácil se organizar para que os gastos estejam controlados e distribuídos de forma mais organizada.
Com a categoria de gastos você não ficará sem dinheiro para algo que é importante, pois com o controle você saberá exatamente distribuir seu dinheiro entre as áreas que precisa.
Fazer essa categorização é o primeiro passo para quem quer ter um controle financeiro efetivo, que vai permitir que você movimente suas finanças de forma mais assertiva.
O que é organização financeira?
Segundo dados da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, cerca de 46% dos brasileiros afirmam não possuir uma organização financeira. Porém, essas pessoas não sabem que apenas categorizando seus gastos já seria possível começar a se organizar.
O planejamento financeiro é o hábito de organizar todas as receitas e despesas durante um período específico. Geralmente, esse controle é feito mensalmente, já que existem várias contas que devem ser pagas em uma data do mês.
Saber quanto se ganha e quanto se gasta por mês pode ser muito esclarecedor. É dessa forma que você vai entender o porquê está no vermelho e até mesmo como agir para sair da situação.
Por que realizar a categoria de gastos?
Se não é pela própria organização financeira, pela projeção de gastos e por poder realizar investimentos em projetos parados, nós temos aqui um argumento muito bom para que você faça a categorização de gastos o mais rápido possível: sua saúde e bem-estar.
Estar endividado e com a vida financeira toda desorganizada pode trazer diversos problemas para a saúde física e mental. Afinal, a falta de dinheiro e a preocupação em torno disso podem provocar adoecimento mental.
Um estudo feito na África do Sul apontou que o adoecimento mental pode elevar em 13 vezes o risco de uma pessoa ter infarto, e entre as doenças mais comuns vindas da falta de dinheiro estão:
- Estresse;
- Depressão;
- Ansiedade.
Portanto, se para você é importante ter saúde e bem-estar, saiba que nossa dica é que mantenha a vida financeira organizada!
Como fazer a categoria de gastos?
Agora que a gente já sabe a importância de se ter uma vida financeira saudável, vamos entender como realizar a categorização dos seus gastos. Confira:
Primeiro passo: Anotar todas as entradas de dinheiro do mês
É muito importante anotar tudo o que entra de dinheiro para você no mês. Para isso, inclua não só o seu salário, mas outras entradas como férias, 13º salário, bonificações, trabalhos como freelancer, auxílios, enfim, tudo o que significar que você está recebendo dinheiro.
É muito importante conseguir visualizar o quanto você tem para gastar naquele mês.
Segundo passo: Anotar todas as despesas do mês
Anotar tudo o que sai de dinheiro da sua conta no mês é importante para que você consiga visualizar se a conta está fechando. Sim, eu sei, pode bater um desespero nesse momento, mas pense que isso é uma fase e que você precisa se organizar para que ela passe.
Terceiro passo: identifique a origem as despesas
Já sabe quanto está saindo de dinheiro? Agora vamos identificar quanto dessas despesas são fixas e quanto são variáveis.
Lembre-se que as despesas fixas são aquelas que, geralmente, não conseguimos alterar o valor como plano de saúde, aluguel, escola, etc.
Já as despesas variáveis são as que não possuem valores fixos como conta de água, conta de luz, alimentação e lazer.
Quarto passo: crie as categorias de gastos
Com todas essas informações em mãos, chegou a hora de criar as categorias.
Para isso, monte uma planilha com itens como: saúde, transporte, casa, lazer, alimentação, e vá alimentando com as despesas daquele mês. Por exemplo:
- Na categoria “casa”, você pode colocar as despesas com aluguel, água, luz e condomínio.
- Já nas despesas da categoria “saúde”, coloque academia e plano de saúde.
- Para a categoria de “alimentação”, coloque as compras do mês e as alimentações diversas como fast food e aplicativos de delivery.
Dica: nunca crie a categoria “outros”. Isso vai te confundir e você não saberá exatamente para onde está indo seu dinheiro.
Para realizar a categorização você pode usar uma planilha de Excel, por exemplo, que é uma ferramenta gratuita e de fácil entendimento e organização. Ou, ainda, utilizar aplicativos específicos para esse fim.
Quinto passo: analise seus gastos
O quinto passo é um dos mais importantes. É nesse momento que você irá analisar em qual momento você está gastando mais e com o quê. Com isso, você conseguirá balancear melhor suas contas fazendo com que suas finanças entre nos eixos de forma rápida.
É claro que a organização financeira não vai te dar resultado da noite para o dia. Muitas vezes a situação está tão crítica que pode levar alguns meses até tudo se resolver.
Mas a verdade é que se você não começar, nunca conseguirá ter um bom resultado.
Agora que você já criou as categorias, também ficará mais fácil saber como economizar, já que você pode optar, por exemplo, gastar menos com alimentação ou lazer. Não sabe por onde começar? Veja agora como cortar gastos!