Fazer um empréstimo consignado pode ser uma excelente maneira de sair das dívidas ou conquistar aquele sonho que você guardava no papel há muito tempo. Por se tratar de uma modalidade de crédito com juros mais baratos que outros tipos de empréstimo, muitas pessoas aproveitam essa oportunidade para dar “um jeito na vida”.
Mas, nem sempre as decisões sobre o que fazer com o dinheiro do consignado são as mais indicadas. Hoje, vamos dar dicas de formas inteligentes de usar o seu empréstimo com desconto em folha. Veja só!
O que é o empréstimo consignado e por que é mais vantajoso?
O empréstimo consignado é aquele liberado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e empregados de empresas privadas, que tenham parceria com instituições financeiras.
As parcelas são fixas e descontadas diretamente do salário, aposentadoria ou pensão do beneficiário, o que reduz as chances de inadimplência.
Ao dar essa garantia maior de pagamento das prestações, as instituições financeiras conseguem oferecer taxas mais atrativas, o que torna o empréstimo mais barato de se pagar a médio e longo prazos.
Na EmCash, por exemplo, fintech que oferece empréstimo consignado privado, as taxas são a partir de 1,69%. Se você considerar os empréstimos pessoais bancários, as taxas são de cerca de 7% e, mais alto ainda é o cartão de crédito, que varia em uma média de 12%.
5 formas inteligentes de usar o empréstimo consignado
Bom, mas ainda que o consignado seja uma das modalidades mais vantajosas de crédito, isso não quer dizer que você deve pedir um empréstimo para qualquer eventualidade. Ainda assim é uma forma de dívida, que ficará em aberto até que você quite todas as parcelas.
Se você, por exemplo, pensa em pedir um empréstimo para comprar um produto ou serviço que não seja tão caro (como uma viagem para um destino nacional, por exemplo), talvez a melhor opção seja juntar esse dinheiro ao longo do ano e fazer o pagamento à vista, quando tiver todo o montante em mãos.
O importante antes de pedir o empréstimo para tomar decisões inteligentes é:
- Traçar as suas metas financeiras e entender suas prioridades
- Criar o seu planejamento pessoal, listando todos os seus ganhos, gastos, dívidas e entendendo quanto sobra do seu dinheiro mensal (ou, se não sobra, para onde ele está indo)
- Fazer as contas na ponta do lápis sobre os juros cobrados. Lembre-se que, por causa das taxas, ao final da quitação do empréstimo você terá pagado um valor mais alto do que aquele que solicitou.
- Quitar dívidas
Agora que você já tem clareza sobre sua situação financeira, a prioridade número um deve ser quitar as suas dívidas. Isso porque elas se tornarão cada vez mais caras, já que os juros são contados de acordo com o tempo que a pendência está aberta.
Quanto mais tempo passar, menos dinheiro você terá para fazer outras coisas e conquistar outras metas financeiras. Então, livrar-se logo dessa dívida é uma das melhores formas de usar o consignado.
- Reunir as dívidas em uma só
Se você tem mais de uma dívida em aberto, a soma das taxas de juros e das prestações pode se tornar uma bola de neve impossível de pagar. Como solução, você pode somar o valor total dessas dívidas e solicitar um empréstimo nessa quantia.
Assim, você quita todas as pendências, se livra dos juros altos e fica apenas com a dívida do empréstimo consignado que, como falamos, é mais fácil de se pagar pelo custo e taxas mais baixas.
Veja por que substituir dívidas caras por uma mais barata.
- Limpar o seu nome
Ao quitar essas dívidas, você também conseguirá remover o seu CPF das listas de negativação dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Limpar o nome é muito importante para liberar o seu CPF para fazer novas compras no crédito, empréstimos, financiamentos, abrir uma conta em alguns bancos, dentre outras consequências. A principal delas é acabar com as dores de cabeça e cobranças, que afetam a sua saúde mental.
Atualmente, quase 40% dos adultos brasileiros estão negativados, um total de 64,25 milhões de pessoas.
- Faça uma reserva de emergência
Se você usou o dinheiro da forma que gostaria e sobrou uma parte, é importante não gastar esse valor com outras coisas. A melhor maneira de se proteger em caso de emergências – para não fazer novas dívidas – é investir e criar a sua reserva financeira.
A reserva é um investimento que você faz (normalmente em renda fixa), que seja seguro e tenha alta liquidez. Isso significa que ele permite resgatar o dinheiro a qualquer momento, caso alguma emergência aconteça.
Imagine, por exemplo, que você bateu o carro e o seguro não cobre a batida. Ou que uma pessoa da sua família perdeu o emprego e a renda caiu pela metade. Essa reserva serve, justamente, para dar um amparo quando a situação apertar.
A recomendação é que o valor da reserva seja equivalente ao custo das suas despesas essenciais (aquelas que você precisa para viver) por um período de seis meses.
- Invista na sua educação
Outra maneira inteligente de usar o seu consignado é investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Fazer uma faculdade, uma pós-graduação, um curso técnico, de idiomas e outros pode te ajudar a crescer profissionalmente ou mesmo conseguir um emprego. Algumas empresas até aumentam os salários dos colaboradores que têm títulos acadêmicos!
Investir na sua educação é, portanto, uma excelente forma de ter retorno desse investimento no futuro.
Como pedir um empréstimo consignado
Se você está precisando dessa ajuda financeira, você pode pedir um empréstimo consignado facilmente pelo app da EmCash.
Para isso, é preciso que você esteja empregado em uma empresa parceira, que ofereça o consignado como um benefício corporativo aos seus funcionários. Assim, as parcelas serão descontadas do seu salário.
Quer indicar a sua empresa para ser uma parceira da EmCash para ter acesso ao consignado com juros baixos? Converse agora com o setor de RH da empresa ou cadastre-a clicando aqui.