fbpx

Planeje sua aposentadoria: como investir para garantir o futuro

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A aposentadoria é uma das principais preocupações do trabalhador brasileiro, principalmente depois da Reforma da Previdência que tornou ainda mais difícil se aposentar pelo INSS.

Mas, quanto antes você começar a se planejar, mais conseguirá economizar para ter uma aposentadoria tranquila, quando optar por parar de trabalhar. Afinal, existem formas alternativas de garantir renda a longo prazo, servindo como uma aposentadoria complementar.

O que acontece com a maioria dos brasileiros é deixar para pensar nesse assunto apenas quando a terceira idade vai se aproximando. Porém, investir desde cedo é muito importante para garantir uma vida confortável no futuro.

Quer aprender como planejar sua aposentadoria desde já? Então, siga a leitura!

Por que planejar a aposentadoria?

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo SPC Brasil e o Banco Central mostrou que 6 em cada 10 brasileiros não se preparam para a hora de se aposentar. Apenas 41% se preocupam com essa fase, sendo que 55% correspondem às classes A e B.

Porém, deixar para se preocupar apenas no futuro pode te fazer descobrir que sua aposentadoria será muito baixa, que seu padrão de vida vai diminuir ou até que não será viável se aposentar.

Isso porque as regras do INSS estão restritas. Com isso, cerca de um terço dos idosos têm apostado em uma nova fonte de renda, o que os impede de parar de trabalhar e ter o merecido descanso.

Mas, você deve se perguntar: “então o INSS que paguei a vida inteira não é suficiente”? Pode ser que não. Entenda abaixo como funciona para se aposentar pela previdência.

Como funciona a aposentadoria pelo INSS

Após a Reforma da Previdência, o trabalhador pode se aposentar das seguintes maneiras:

  • Idade: mulheres podem se aposentar ao completar 60 anos e, homens, 65. É necessário que tenha contribuído com o INSS por, no mínimo, 15 anos.
  • Idade mínima progressiva: caso a mulher tenha 30 anos de contribuição, ela pode se aposentar com 56 anos e meio. Para os homens, a contribuição deve ser de 35 anos e a idade é de 61 anos e meio.
  • Sistema de pontos: em que são somados os anos de contribuição e a idade.

Além disso, existe o fator previdenciário, que pode reduzir em 50% o valor da sua aposentadoria. E outro ponto é que, antes, o cálculo era de uma média de 80% dos salários mais altos do contribuinte. Atualmente, a média leva em consideração todos os salários, o que pode reduzir ainda mais o valor a receber.

É interessante dizer que, ainda que o valor não seja alto, é interessante contribuir para o INSS. Afinal, além de ser uma aposentadoria garantida, dá outros benefícios, como auxílio-doença e salário maternidade. O que estamos indicando aqui é investir para ter uma renda complementar.

Precisa de um plano B? Veja como planejar a aposentadoria

A primeira pergunta que você deve se fazer é quando começar e quanto investir da sua renda mensal. Aqui já te damos a resposta: comece agora.

Investir significa aplicar quantias periodicamente, de forma que você se force a guardar e, em troca, você recebe os rendimentos desse tempo de aplicação. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar rendendo, mais você terá no futuro.

Sobre o valor a investir por mês, isso tudo vai depender de quanto você quer ter de renda durante a aposentadoria.

Mas para se ter uma ideia, os especialistas indicam investir, pelo menos, 10% da sua renda mensal, sendo que 30% seria o valor ideal.

Tem medo de investir? Entenda quais são os riscos e comece com confiança.

E onde investir?

Existem diversos investimentos ideais para metas de longo prazo, mas vamos sugerir aqui três tipos para que você avalie.

Lembre-se que o melhor a se fazer é diversificar seus investimentos, ou seja, aplicar em diferentes ativos. Assim, você reduz os riscos e ainda garante boa rentabilidade.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o investimento mais seguro do mercado, o que significa que você não corre o risco de perder seu dinheiro ao longo dos anos (ou décadas) que vai investir na aposentadoria.

Se você investir no Tesouro IPCA+, por exemplo, garante um rendimento maior que a inflação. E isso já é muito melhor que o rendimento da poupança – a mais optada pelos brasileiros.

Previdência privada

Embora o rendimento não seja dos melhores, a previdência privada tem algumas vantagens:

  • Você terá um salário mensal quando se aposentar, assim como a previdência pública;
  • A aplicação não tem prazo de vencimento, o que significa que o imposto só será cobrado quando você resgatar o dinheiro;
  • Se a empresa para a qual você trabalha oferece a previdência privada como benefício corporativo, além da sua contribuição mensal, a empresa também entra com um valor. Isso significa que seu aporte mensal irá dobrar;
  • Em caso de falecimento, a previdência não passa por inventário para chegar aos seus herdeiros.

Empréstimo entre pessoas

Outro investimento a médio e longo prazo que pode ser muito interessante é o empréstimo entre pessoas. Mas, atenção, não é que você vai sair emprestando dinheiro para amigos e família, já que essa não é uma prática legal.

Para que o empréstimo entre pessoas seja viável, existem as Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP), que são fintechs autorizadas pelo Banco Central para intermediar essas concessões de crédito.

Por meio da plataforma de uma SEP, como a EmCash, por exemplo, você investe em uma pessoa que precisa de um empréstimo. Essa pessoa te pagará de volta em parcelas acrescidas de juros, o que é uma excelente rentabilidade.

Como as parcelas são longas, esse investimento também te dá um tempo de retorno longo, sendo uma boa forma de aposentadoria.

Além disso, no caso da EmCash, o risco de inadimplência por parte da pessoa para a qual você emprestou dinheiro é mínimo. Isso porque o empréstimo da EmCash é consignado e voltado a funcionários de empresas privadas. Com isso, o pagamento das prestações é retirado diretamente do salário da pessoa.

Quer saber melhor como investir no empréstimo entre pessoas? Clique no link e descubra!

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assine a NewsCash e aumente seu potencial financeiro

×