fbpx

Fintechs de investimento – 5 vantagens em investir neste tipo de empresa

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Fintechs de investimento vêm ganhando espaço na mente dos investidores brasileiros, e não à toa. Esse tipo de empresa ganhou grande expressividade nos últimos anos, impulsionados especialmente pelas facilidades que conseguem proporcionar aos seus clientes.

Hoje, as pessoas estão cada vez mais inclinadas a escolher serviços pela sua praticidade e simplicidade, fugindo de soluções financeiras de grandes bancos, que costumam ser repletos de exigências e burocracias. Pensando nisso, mostraremos neste artigo como você pode surfar nessa onda e ganhar dinheiro com o auxílio de uma fintech de investimento.

Ficou interessado? Então, continue lendo para conferir as principais vantagens!

O que é uma fintech de investimento?

Basicamente, fintechs são empresas que atuam em atividades do seguimento financeiro, mas com alguns diferenciais em relação aos empreendimentos tradicionais do mercado, como por exemplo os grandes bancos de varejo. Em primeiro lugar, elas têm por objetivo oferecer soluções mais simples, práticas, ágeis e vantajosas aos seus clientes.

Outra característica muito interessante das fintechs é que elas operam predominantemente em meio virtual, utilizando o que há de mais moderno em termos de tecnologia para tornar os serviços financeiros menos burocráticos e mais acessíveis às pessoas, de modo geral.

Assim, como elas dispensam grandes estruturas físicas — não precisam de grandes salões de atendimento, tampouco dezenas de filiais espalhadas pelo país — seus custos de operação são menores. Consequentemente, elas acabam oferecendo preços mais baixos pelos seus produtos e serviços.

É exatamente por isso que algumas fintechs de crédito, por exemplo, conseguem emprestar dinheiro a juros baixíssimos se comparados a outras modalidades do mercado tradicional.

Regulamentação das fintechs

Outro ponto muito questionado é sobre a regulamentação das operações de empréstimos entre pessoas, podendo ser física ou jurídica, através de uma fintech. Então, é possível efetuar legalmente um empréstimo para um funcionário da empresa ou para uma outra pessoas com a incidência de juros aplicados sobre o período decorrido do empréstimo.

Sim, as fintechs de crédito estão amparadas por uma regulamentação que foi feita para revolucionar a forma como os tomadores de empréstimos podem se relacionar com os investidores. Esta regulamentação recente do Banco Central, Resolução 4.656, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2018, permitiu que estas operações financeiras sejam efetuadas exclusivamente através da plataforma de uma fintech a fim de garantir as devidas formalizações da concessão do crédito sem a intermediação de um banco.

Quais são as vantagens de investir nelas?

Agora que você já conhece bem o conceito de fintech, vejamos quais são as principais vantagens de aplicar nesse tipo de empresa!

Personalização de investimentos

As fintechs de investimento auxiliam de perto os investidores a aplicar seu dinheiro no mercado financeiro. Elas reúnem todos os dados do cliente, avaliam o seu perfil e definem o acordo contendo os objetivos, bem como as limitações de ambas as partes.

Tudo isso garante aplicações mais personalizadas, de acordo com as possibilidades e desejos específicos do investidor, inclusive os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Transparência

Outra característica muito interessante de uma fintech de investimento é que ela prima pela total transparência em suas transações. Isso significa que não existem letras pequenas no fechamento dos investimentos; os contratos não trazem informações que passem desapercebidas, para prejudicar propositalmente o investidor.

Com isso, o relacionamento entre cliente e a empresa fica bem mais claro, baseado numa confiança maior entre as partes — e, consequentemente, passando essa sensação para o mercado.

Tecnologia de ponta

O termo “fintech” vem da união de duas palavras em inglês, que significam “finanças” e “tecnologia”. Isso se dá, principalmente, porque essas empresas necessitam das ferramentas mais avançadas do mercado para que seus processos sejam feitos de forma eficiente. Afinal, esse é um dos seus principais diferenciais, tanto aos olhos dos clientes quanto do mercado, como um todo.

Com o apoio dessa tecnologia, os procedimentos são realizados de forma rápida, descomplicada e sem burocracias, bem diferente dos serviços financeiros executados por bancos e instituições financeiras tradicionais. Além disso, algoritmos altamente avançados permitem análises e avaliações de dados em frações de segundos, fornecendo respostas rápidas aos seus clientes e possibilitando uma adequação das suas soluções aos perfis de cada um deles.

Tarifas baixas

Outro ponto que merece destaque são as tarifas. Como já mencionamos, os custos dos serviços fornecidos por fintechs são menores que os das instituições tradicionais, e a vantagem disso é que elas conseguem fornecer taxas de juros bastante reduzidos para o mesmo produto financeiro de um grande banco ou instituição, por exemplo. Isso, sem dúvida, se reverte na lucratividade do investimento.

Foco na experiência do usuário

Por fim, uma fintech de investimento sempre foca seus esforços na experiência do usuário. Afinal, esse tipo de empresa se esforça em ter soluções inovadoras e criativas para oferecer aos seus clientes. O resultado de tudo isso é muito simples de observar: clientes extremamente satisfeitos.

Quais são os impactos que essas empresas geraram no mercado?

Até pouco tempo atrás, o mercado de finanças no Brasil era dominado pelos grandes bancos. No entanto, com o surgimento das fintechs — que, no início, foi bem sutil e lento — todo o sistema começou a mudar. Cada vez mais pessoas migraram suas contas e operações de crédito para esses empreendimentos, o que facilitou em muito o crescimento deles de forma tão rápida.

Vários investidores passaram a olhar essas empresas de forma diferente, enxergando nelas uma grande oportunidade de obtenção de lucro a médio e longo prazo, além de ser um tipo de investimento seguro, dada a grande expansão que esse mercado foi conquistando ao longo do tempo.

Hoje em dia, investir em uma dessas empresas já é algo extremamente rentável e que proporciona bastante segurança. E, como se trata de um mercado que continua amadurecendo no Brasil, ainda há espaço para muitas oportunidades de investimento de forma a diversificar o risco e garantir uma maior rentabilidade total da sua carteira.

Se você avaliar bem, verá que diversos setores de serviços já começaram a se adequar a essa era da informação, migrando para o fornecimento de soluções práticas e simplificadas. Com o mercado de finanças, isso não será diferente. De fato, é difícil medir quanto ele crescerá ao longo do tempo, mas a expectativa é que o seu desenvolvimento continue ocorrendo. Principalmente depois que investidores percebam todas as vantagens que podem obter ao diversificar parte dos seus investimentos para estas tecnologias mais modernas, flexíveis e de baixo custo. Vale pesquisar ainda plataformas que entregam serviços fim-a-fim, ou seja, que não apenas disponibiliza um tipo de investimento, mas que preste serviços completos de análise do risco de tomador, efetue a formalização contratual entre as partes, efetua o acompanhamento do pagamento das parcelas e, em caso de inadimplência, efetue o serviço de negativação do devedor e a cobrança final do débito.

Enfim, com tudo o que vimos até aqui, podemos concluir que fintechs de investimento são excelentes oportunidades para quem deseja diversificar suas aplicações e surfar nessa onda de prosperidade e crescimento que está sendo proporcionada no mercado financeiro do país. O momento de aproveitar e lucrar com esse mercado é agora. Então, aproveite!

Se você gostou dessas dicas e quer continuar bem informado sobre o assunto, aproveite agora para curtir os nossos perfis nas redes sociais! Dessa forma, você saberá em primeira mão sempre que um novo conteúdo for postado.

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assine a NewsCash e aumente seu potencial financeiro

×