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6 Técnicas de Recrutamento e Seleção para captar bons talentos

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Fazer um bom processo de recrutamento e seleção na empresa pode ser crucial para atrair bons profissionais para o seu time.

Não só para encontrar aquela pessoa com bom currículo, mas também aquele que terá um bom fit com a cultura organizacional da empresa. Afinal, existem diversos perfis de profissionais e encontrar aqueles que se encaixem com o seu negócio pode refletir nos seus resultados futuros.

Lembre-se: profissionais que dão “match” com a empresa costumam ficar mais satisfeitos no trabalho, se engajar mais nas tarefas, ter um bom relacionamento com os colegas e ainda produzir mais e melhor.

Além disso, contratações erradas podem te gerar perda de tempo e dinheiro (com rescisões, novas contratações e treinamentos), algo que nenhum gestor quer, não é mesmo?

6 Técnicas de Recrutamento e Seleção para começar a usar agora

Viu como a captação de talentos é importante? Então, veja agora técnicas de recrutamento e seleção para aumentar o sucesso desse processo no RH.

  1. Inteligência Artificial e tecnologias 4.0

As tecnologias da indústria 4.0 chegaram para facilitar muito o dia a dia das empresas. Atualmente, com o alto volume de dados que circula pela internet, é preciso recorrer à tecnologia para fazer a captação rápida e precisa desses dados, e com isso extrair informações importantes para a gestão de pessoas.

Por exemplo, com softwares de recrutamento, você consegue localizar candidatos que já se inscreveram online para outras vagas, encontrar pessoas pelo LinkedIn e outros meios online. Tudo isso com muito mais agilidade e alcance do que teria de forma manual.

Com a Inteligência Artificial, é ainda possível que os robôs filtrem essas informações, eliminando candidatos que não fariam sentido para a sua vaga. A metodologia de People Analytics consiste justamente na captação e no processamento desses dados.

Por isso, use sistemas de análise de dados e de RH a seu favor!

  1. Inbound recruiting

Já ouviu falar em inbound marketing? Trata-se de um tipo de marketing em que você cria conteúdos e páginas na internet que sejam de interesse do seu público, fazendo com que eles sejam naturalmente atraídos ao seu site ou outras mídias.

Ao invés de fazer uma publicidade que vai impactá-los diretamente, você faz o caminho contrário e deixa que eles cheguem até você por meio dos próprios interesses.

O inbound recruiting segue a mesma lógica! Porém, no lugar do marketing para venda de produtos e serviços, você fará essa divulgação para as suas vagas e processos seletivos. As pessoas que, de fato, têm interesse e perfil para a sua empresa serão impactadas, o que é uma triagem natural para facilitar o processo.

  1. Mapeamento comportamental

Outra técnica interessante para R&S é o mapeamento de valores ou comportamental, que tem o objetivo de verificar se o candidato tem os mesmos valores e princípios que a cultura da empresa. Como falamos, não basta que as habilidades técnicas e profissionais (como experiência no currículo e cursos) sejam boas. Atualmente, é fundamental que as pessoas tenham soft skills (habilidades socioemocionais) que se relacionem com a empresa.

O mapeamento é feito a partir da identificação de padrões de comportamento naquelas pessoas, considerando suas preferências, limitações, fatores que a motivam e outros.

  1. Seleção interna

Antes de partir para um processo de seleção de candidatos que ainda não trabalham na sua empresa, que tal abrir a vaga internamente para que o seu público interno (funcionários) possa concorrer?

Ao fazer isso, você já pula diversas etapas, já que não é necessário fazer essa triagem comportamental e de habilidades de forma tão profunda, uma vez que o conhecimento sobre essa pessoa já existe dentro do RH.

É claro que a pessoa ainda precisará passar por testes e entrevistas, mas o processo de seleção fica muito mais rápido e barato.

Além disso, abrir processos internos é uma excelente maneira de motivar as equipes e gerar fidelização, para que as pessoas possam buscar oportunidades de crescimento na empresa.

  1. Conteúdos em vídeo e gamificação

As empresas precisam se atualizar e, sobretudo aquelas que pretendem captar pessoas das gerações Y e Z, podem se beneficiar de conteúdos em vídeo e gamificação.

Um vídeo pode ser produzido para gerar mais alcance à vaga, já que:

  • O formato atrai muito mais a atenção das pessoas do que textos e até imagens
  • É um conteúdo de fácil consumo e assimilação
  • Tem maior potencial de viralização.

Do lado do candidato, é possível pedir que as pessoas enviem vídeos para se apresentar, o que por si só já é uma triagem inicial e, a depender da vaga, ajuda a identificar de forma mais ágil perfis mais extrovertidos, pessoas com boa comunicação interpessoal e outras habilidades.

Já a gamificação é uma técnica de utilizar jogos digitais para simular cenários, propor competições e dinâmicas, dentre outras funcionalidades. A técnica torna os processos mais interessantes, atrativos e inovadores, além de permitir ao RH ter uma melhor previsão de comportamento do candidato no ambiente de trabalho.

  1. Testes online

Para concluir, selecionamos mais uma técnica que usa a tecnologia a favor da gestão de Recursos Humanos: os testes online. Fazer provas pela internet economiza tempo e despesas com deslocamento, além de facilitar em muito o processo de revisão e correção das avaliações.

Isso pode ser automatizado e já incorporado ao seu sistema digital de RH, separando as pessoas aprovadas nessa etapa ou não. Ainda é possível automatizar a comunicação de feedback para cada um desses casos, o que otimiza bastante o tempo dos recrutadores. Deixe com a equipe apenas as tarefas estratégicas e que demandem a sensibilidade e o olhar humano.

Para o candidato, poder fazer a prova de casa também é uma comodidade, o que contribui para ambos os lados.

Conseguiu recrutar bons profissionais? Agora é a hora de fazer o onboarding dos novos colaboradores. Acesse o link e veja agora como fazer a integração das novas pessoas à equipe e à cultura da empresa.

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