fbpx

Como saber que um boleto é falso?

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Recebeu uma conta para pagamento e está em dúvida de como saber que um boleto é falso? Então, hoje nós vamos te mostrar como identificar os golpes com boleto.

Afinal, embora o Pix tenha se tornado o meio de pagamento preferido dos brasileiros, o boleto ainda é um dos mais usados e, por isso, também está muito sujeito a fraudes.

Principalmente nas épocas de aumento no volume de compras – como Natal, Dia das Mães e Black Friday -, o recebimento de boletos falsos também cresce e é preciso ficar atento.

Veja agora dicas de como saber que um boleto é falso para se proteger!

7 dicas para saber que um boleto é falso

Infelizmente, os golpes para levar o seu dinheiro estão cada vez mais comuns no Brasil e o boleto falso é um dos principais. Seja por mensagens de WhatsApp, recebimento de e-mail falso ou até de forma impressa, receber boletos em que o pagamento é direcionado para um golpista é bastante comum e tem pegado muita gente por aí.

Veja agora como saber que um boleto é falso. Aproveite e saiba também como se proteger de golpes de empréstimo ao clicar no link.

1. Cheque os dados do boleto

O primeiro passo para saber se o boleto é verdadeiro é checar os dados do emissor, como CPF ou CNPJ, razão social ou nome da pessoa que faz a cobrança, valor e data de validade. Eles têm que bater com as informações sobre a sua compra.

Também é comum que você não reconheça os dados da loja ou empresa logo de imediato, já que muitas utilizam a razão social no boleto, mas o nome fantasia (que usam com os clientes) é outro bem diferente. Isso é perfeitamente normal, por isso, para checar se aquela razão social é mesmo da loja que você comprou, coloque o CNPJ da empresa no Google.

Vale ainda checar se as suas informações (pagador) estão corretas. Se notar algo errado, entre em contato com o emissor.

2. Entenda o código de barras

O código de barras é aquela sequência numérica e em barras que representa os dados do boleto para pagamento.

Ele é formado por alguns padrões e sabê-los te ajuda a identificar se um boleto é verdadeiro.

A simbologia mais usada nos códigos de barras é a EAN-13, composta por 13 dígitos, e os três primeiros dígitos condizem com o número do banco do beneficiário (quem vai receber o dinheiro). Para saber o número dos bancos, basta consultar no site da Febraban.

Já os últimos dígitos representam o valor exato a ser pago. Ou seja, se o boleto é de uma compra de R$ 129,90, os últimos dígitos serão 12990.

3. Tenha controle sobre suas contas

Uma boa dica para identificar boletos falsos ou errados é ter controle sobre as suas contas e compras. Se você sabe bem quais contas têm a pagar, dificilmente vai fazer o pagamento de um boleto que não condiz com suas compras e contratações.

Por exemplo: todo mês você sabe que deve pagar contas de água, luz, gás, condomínio, aluguel, internet, celular e a fatura do cartão de crédito. As demais compras e pagamentos, você faz via Pix ou cartão.

Caso chegue uma conta fora desse padrão mensal, você deve ligar o alerta. Ao chegar, verifique se você fez mesmo essa compra e se está esperando um boleto de um serviço que contratou.

Se você já sabe que vai chegar esse boleto, pergunte também por qual via será o envio – por WhatsApp, por e-mail, impresso.

O ideal para evitar fraudes é que você possa baixar o boleto no próprio site ou aplicativo oficial que fez a compra.

4. Evite golpes digitais

Sempre evite clicar em links desconhecidos. Para baixar o boleto, acesse pelo seu navegador no celular ou computador o site oficial da empresa e confira se esse site tem um “https” antes do endereço www.xxx. Esse ‘s’ ao final indica que o site é seguro.

Você também pode verificar se há um símbolo de cadeado no endereço do site, que é outro sinal de segurança cibernética.

Além disso, vale lembrar que clicar em links suspeitos nunca é uma boa ideia, já que isso pode ser vírus e os golpistas poderão ter acesso aos seus dados pessoais e até de pagamento.

Outra dica é acessar os apps de banco apenas em redes privadas, já que o Wi-Fi público é muito vulnerável.

5. Confira se os valores no boleto batem na hora de pagar

Alguns boletos falsos costumam mostrar dados diferentes dos que aparecem quando você vai pagar, na tela do seu aplicativo bancário. Mesmo que seja uma diferença de centavos ou de uma letra, não faça o pagamento.

Pode ainda haver erros de digitação e tudo isso é um alerta para reconhecer um boleto falso.

Nesta hora, se você tem certeza de que deve pagar um boleto para esta empresa e neste valor, entre em contato com o emissor da conta para verificar a disparidade de informações.

6. Desconfie se o boleto não vier em formato PDF

Boletos que sejam enviados em formatos de imagem (como .jpeg) ou de texto (como .doc) estão abertos e susceptíveis a fraudes. Por isso, prefira sempre o PDF, que é um formato fechado.

Além disso, um golpe muito comum se dá quando a vítima clica para imprimir o boleto. Ao fazer essa ação, um vírus acessa o seu boleto e faz alterações nos dados, direcionando o pagamento para outra conta.

7. Utilize o débito automático

Se você já aplica muito bem a nossa dica número 3 e tem uma boa organização financeira, usar o débito automático para pagar suas contas recorrentes (como luz, IPTU, aluguel, assinaturas de streaming e outras) pode ser interessante.

Isso porque, se todas as suas contas estiverem no débito automático, elas serão “puxadas” diretamente pelo sistema do banco e você não corre o risco de receber e pagar um boleto falso.

Porém, só use esta dica se você tiver um bom controle financeiro. Caso contrário, o débito automático pode fazer com que o dinheiro saia da sua conta sem que você perceba. Caso não tenha saldo suficiente, você ficará em dívida com o banco.

Além disso, se você optar sempre para fazer pagamentos digitais com escaneamento de código de barras ou QR Code, corre menos risco de fraudes. Para isso, é interessante ter uma conta digital, com aplicativo para celular.As contas digitais costumam ser gratuitas para abrir, além de oferecer isenção de taxas, diferentemente dos bancos tradicionais. Quer conhecer mais? Então, saiba agora tudo sobre a conta digital!

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assine a NewsCash e aumente seu potencial financeiro

×