Ter uma vida financeira equilibrada é uma busca da maioria das pessoas que se encontram com um volume de despesas superior ao que ganha mensalmente. Cada mês, passa a ser um desafio de escolha do que pagar e o que deixar pendente para o próximo mês.
Muitas delas não sabem, mas existem opções de crédito que possuem taxas de juros reduzidas e que podem ser uma grande oportunidades para que a pessoa possa se livrar dos custos financeiros abusivos do cartão de crédito ou de empréstimo pessoal sem garantia. Afinal, será que vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?
Neste artigo, mostraremos como pegar esse tipo de empréstimo pode ser interessante para ajudar você a se livrar dessas despesas altas. Acompanhe!
Por que pagar dívidas e ter uma vida financeira mais equilibrada?
Não há nada mais degradante para o emocional de uma pessoa do que ter dívidas ou contas muito elevadas vencendo todos os meses. Quem passa por esse tipo de problema sabe muito bem o que é isso. Lojas cobrando, CPF sendo negativado, notificações extrajudiciais de cobrança chegando… enfim, uma verdadeira torre de babel financeira que acaba prejudicando outras áreas da vida.
Quem não consegue manter as suas contas em dia geralmente acaba prejudicando ainda mais as suas finanças ao adquirir produtos ou serviços desnecessários ou entrando em dívidas absurdas para conseguir amenizar determinado devedor, porém, tudo isso a curtíssimo prazo. Meses ou semanas depois, tudo volta à tona e os problemas e cobranças reaparecem.
Ter uma vida financeira equilibrada é tão importante quanto manter a saúde em dia. Aliás, pessoas que não conseguem controlar suas finanças acabam prejudicando seu corpo com preocupações e estresse.
Por isso, colocar ordem nas suas finanças garantirá mais paz de espírito, tranquilidade para tomar decisões em momentos difíceis e, principalmente, proporcionará oportunidade para que você possa planejar os seus sonhos, como construir uma casa, comprar um carro ou fazer viagens pelo mundo.
Vale a pena pegar empréstimo para pagar dívidas?
Como você pôde perceber, pagar as contas em dia proporciona mais tranquilidade financeira, bem como possibilita a realização dos seus sonhos. O grande problema é que muitas pessoas não conseguem enxergar uma luz no fim do túnel e continuam postergando pagamentos todos o meses mesmo com juros altos que efetivamente não ajudam a deixar uma sobra de dinheiro no final do mês.
Entretanto, muitas pessoas não sabem que existem opções de crédito no mercado que possibilita você equilibrar suas despesas e também te ajudam a gerenciar suas gastos pessoais. Estamos tratando, basicamente, dos empréstimos consignados privados, uma modalidade em que é possível solicitar o crédito, o qual será descontado diretamente de sua folha de pagamento mensal.
Nesses casos, você pode pegar um valor capaz de pagar todas as suas dívidas e negociar descontos com seus credores para a quitação das dívidas à vista. Assim, você ficará apenas com o pagamento das mensalidades do seu empréstimo, que costuma ser consideravelmente mais barato que outros tipos de crédito que existem no mercado.
Além de possibilitar uma vida financeira mais tranquila, pegar empréstimo para pagar dívidas também proporciona outras vantagens interessantes. Vamos discorrer sobre elas nos próximos tópicos.
Facilidade de administração da dívida
Uma das principais vantagens desse processo é a facilidade em administrar a dívida. Pessoas que têm compromissos financeiros com várias instituições acabam tendo dificuldades para administrar os pagamentos, ou seja, simplesmente acabam se esquecendo de um pagamento ou outro.
O efeito disso é muito simples de ser percebido: as contas acabam gerando juros desnecessários para a pessoa, prejudicando ainda mais as suas finanças pessoais. Com um empréstimo consignado, você elimina todo esse problema, uma vez que terá todos os seus boletos, carnês ou depósitos centralizados em um único pagamento.
Assim, fica mais fácil de administrar as suas contas e você evitará perder o prazo de alguma delas, o que geraria mais multa e juros cobrados sobre atrasos.
Juros mais baixos
Outra grande vantagem dos empréstimos consignados são os juros baixos. Como esse tipo de crédito tem como garantia o próprio salário do empregado, os valores dos juros costumam ser consideravelmente menores que os créditos convencionais e os custos financeiros por atraso no pagamento, por exemplo: do cartão de crédito.
É exatamente por esse motivo que afirmamos que vale a pena pegar um empréstimo consignado para pagar dívidas. Essa modalidade é consideravelmente mais barata que as outras, e você pode solicitar um valor alto para pagamento a longo prazo e com parcelas que cabem no seu bolso.
Os juros altos passam a ser um custo relevante para as despesas mensais e, muitas vezes, acaba criando uma ” bola de neve” onde mensalmente não consegue cumprir com todos os pagamentos dos boletos vencidos naquele mês, mais juros são pagos com postergação e maior fica o custo financeiro criado para o mês seguinte.
Descontos automáticos
Por fim, ao pegar um empréstimo consignado privado, as parcelas são descontadas de forma automática de seus pagamentos mensais. Com isso, você não precisa se preocupar em ter que pagar um boleto todos os meses, evitando esquecimentos que causam atrasos, juros e multas.
Nesse caso, além de conseguir pagar suas contas atrasadas com descontos, você também terá a tranquilidade de gerenciar os pagamentos do seu crédito de forma facilitada, aproveitando o benefício de ter os débitos feitos diretamente na conta em que recebe seu salário.
Como conseguir crédito para se livrar das dívidas?
Quando se fala em crédito, é preciso ter muito cuidado. Existem centenas de opções e nem todas podem ser aplicadas a qualquer tipo de pessoa. Outra causa muito comum do endividamento é o fato de as pessoas entrarem em financiamentos e empréstimos ditos como: “rápido, sem pesquisa ao Serasa, sem análise de crédito, etc.” cujo custo financeiro é altíssimo e, além de não ajudar em nada a redução do seu endividamento, só aumenta seu grau preocupação em pagar suas contas.
Portanto, para conseguir um bom empréstimo e que seja, de fato, capaz de pagar toda a sua dívida e proporcionar uma vida financeira mais tranquila, é necessário escolher um aplicativo de uma instituição financeira que não somente vai disponibilizar o valor solicitado de forma fácil, mas que também tem um suporte e métodos te ajudar a você a gerir suas despesas pessoais.
Agora que você sabe que vale a pena avaliar o custo total de juros que você tem pago mensalmente e converter seu equilíbrio nos pagamentos com um empréstimo com custo financeiro muito inferior. Avalie todas as despesas, boletos, pagamentos e, principalmente, cartão de crédito que você tem postergado o pagamento e tem pago em atraso. Some todos os custos com juros e multas acrescidos no ato do pagamento e o custo do juros que você pagou no banco com o limite da sua conta corrente. E veja como esses valores estão prejudicando sua vida financeira. Coloque tudo no papel e compare com o valor que você pagaria com um empréstimo consignado com parcelas mensais equilibradas com sua capacidade de pagamento.
Gostou deste post? Então continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre finanças pessoais.