Fazer o onboarding de funcionários significa receber as pessoas recém-contratadas e fazer com que sejam integradas à empresa. Afinal, fazer parte de um time e se sentir pertencente àquela cultura organizacional pode levar tempo e é papel da Gestão de Pessoas facilitar esse processo.
Quer entender melhor como fazer esse onboarding de novos funcionários e quais os impactos que esse processo tem na estratégia da empresa? Então, venha com a gente para mais essa conversa de RH!
O que é o onboarding e qual o objetivo?
O significado de onboarding é, traduzindo do inglês, “integração”. Ou seja, é realmente trabalhar para que os novos contratados se sintam parte da equipe e da empresa.
Afinal, o recrutamento é uma atividade muito relevante dentro do RH e contratar as pessoas certas pode ser crucial para a produtividade. Mas é importante que após a contratação a pessoas consiga se adaptar à rotina da empresa, caso contrário pode ficar desmotivada.
O onboarding de novos colaboradores deve ser feito logo após a entrada do funcionário na empresa. Isso porque este é o momento em que ele está mais empolgado para começar e ainda perdido em relação aos processos do negócio.
Para desempenhar sua função, é preciso fornecer e estimular seus:
- Conhecimentos
- Habilidades técnicas
- Soft skills
Qual a importância do onboarding para a empresa?
O onboarding é uma estratégia da gestão de pessoas que tem alguns objetivos principais:
Retenção de talentos
Colaboradores que se sentem pertencentes àquela empresa tendem a querer permanecer no trabalho. A retenção é fundamental para o crescimento da empresa, já que funcionários mais antigos têm um conhecimento adquirido valioso para o negócio. A empresa ainda reduz custos com demissões, novos treinamentos e contratações.
Alinhamento dos objetivos estratégicos
O onboarding também serve para repassar aos contratados o planejamento estratégico da empresa e o que se pretende com aquela nova função.
Ao estar consciente dos objetivos globais do negócio, o funcionário ganha um sentido para seu trabalho, o que amplia sua motivação.
Gerar engajamento
Esse sentimento de pertencimento e “vestir a camisa” da empresa é importante para que o funcionário fique mais comprometido com o trabalho, seja mais criativo e produtivo.
O onboarding acelera sua satisfação com o trabalho, o que é essencial para que ele se sinta engajado com suas metas.
E para o funcionário, quais as vantagens?
Essa motivação gerada e a vontade de fazer parte daquele grupo é ligada não só à satisfação profissional quanto pessoal.
Motivação é sinônimo de entusiasmo, o que é fundamental para a saúde mental do colaborador e seu bem-estar no dia a dia. Com o onboarding, ele se sente mais livre para trocar experiências e opiniões com seus colegas e superiores.
Como fazer onboarding de novos colaboradores?
Como você pôde ver, se o RH da sua empresa não fazia onboarding de novos funcionários, passou da hora de começar.
Para isso, é preciso passar por algumas etapas, logo que o funcionário é admitido na empresa:
- Passe todas as informações relacionadas ao trabalho do colaborador em si: salário; horários; benefícios corporativos que vai receber e quando; quais são os seus superiores, colegas e subordinados; quais serão suas tarefas de maneira geral.
- Agora apresente a empresa, com vídeos institucionais e dados sobre a história da organização, fundadores, contexto atual, concorrentes principais, seus objetivos estratégicos, valores, visão e missão, números e resultados.
- Prepare o restante da equipe para a chegada do novo membro. Apresente-os, diga quem é o novo funcionário e o que ele vai fazer. É interessante que a equipe participe do onboarding com sentimento de receptividade, empatia e abertura para ensinar o que ele precisar.
- Algumas empresas ainda fazem eventos ou dinâmicas de grupo para apresentar os novos integrantes, principalmente quando foram recrutadas muitas pessoas de uma vez.
- Faça um tour pela empresa. Os novos colaboradores devem conhecer todas as áreas da empresa, locais para refeições, banheiros, salas de reunião e outras instalações. Ele se sentirá mais familiarizado com o novo local de trabalho.
- Deixe o espaço de trabalho preparado. Chame o pessoal de TI para instalar o computador ou outros equipamentos que ele vai precisar e já deixe tudo organizado para que ele comece com o que precisa à mão.
- Faça um treinamento mais técnico. É preciso que o funcionário tenha todas as informações para iniciar suas atividades e isso pode ser passado por um mentor ou gestor da área previamente definido. A capacitação é essencial para que a pessoa execute suas tarefas com qualidade e isso determina, lá na ponta, a entrega final ao cliente.
Onboarding digital: dá para fazer remoto?
Uma coisa é fazer o onboarding do novo colaborador presencialmente, mostrar a empresa, treiná-lo e fazer com que se relacione com os demais membros da equipe. Outra, bem diferente, é contratar uma pessoa remotamente e fazer com que ele se integre estando em home office.
Após a pandemia da Covid-19, momento em que 46% das empresas trabalham à distância ou em regime híbrido, muitos têm sentido dificuldade em incorporar o funcionário à rotina e, principalmente, fazer com que haja um bom relacionamento entre as equipes.
Por isso, é importante que o RH se adapte de maneira 360° para conseguir transmitir a nova cultura digital aos colaboradores.
Embora não seja totalmente igual ao contato pessoal, é possível fazer o onboarding digital com:
- Treinamentos online, por chamada de vídeo;
- Envio de materiais informativos, vídeos institucionais ou fotos da sede para que a empresa se torne mais tangível ao novo colaborador;
- Reuniões virtuais com toda a equipe para apresentação do novo funcionário ou envio de email para toda a empresa;
- Videochamadas periódicas com os gestores ou até com o próprio RH, para alinhamento das tarefas, feedbacks, esclarecimento de dúvidas;
- Recursos que facilitem a interação entre os colaboradores, como grupos de WhatsApp, Google Chat, Telegram, que sejam menos impessoais que o email.
O importante é que o onboarding, seja virtual ou presencial, torne o negócio e as estratégias da empresa mais claras ao colaborador e que ele tenha ciência do seu papel na equipe, o organograma e pessoas a quem deve responder ou se consultar.
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