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Empresa centrada em pessoas: Como valorizar o capital humano?

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Empresas são feitas por pessoas e para pessoas. Esse já é um senso comum, instaurado a partir do século XX e do marketing 2.0, quando as organizações começaram a se preocupar com as necessidades e os anseios dos clientes. Mas, ainda mais recente, é a preocupação com os próprios funcionários, na chamada “empresa centrada em pessoas”.

Hoje, já se entende que as organizações que valorizam o seu capital humano têm muito a ganhar, seja em produtividade, lucratividade e boa reputação frente à sociedade. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Entenda agora o que é uma empresa centrada em pessoas, qual a importância disso para o negócio e como se tornar uma organização “people centric”.

O que é uma empresa centrada em pessoas?

A empresa centrada em pessoas ou people centric, segundo o nome em inglês, é aquela que coloca as pessoas no centro das decisões estratégicas. Ela entende que o capital humano é o seu bem mais valioso e, por isso, precisa criar programas e ações internas para potencializar a capacidade das equipes.

Se nos séculos XVIII e XIX o foco das organizações era aprimorar os seus produtos e ampliar sempre o volume de produção, o marketing e a gestão evoluíram para transferir esse foco primeiramente para o cliente e, agora, para as pessoas em geral. E isso inclui tanto os colaboradores quanto fornecedores, clientes e outros públicos.

A empresa centrada em pessoas entende a importância do papel humano em seus processos e resultados e pretende criar uma melhor experiência para os colaboradores, atendendo suas necessidades e particularidades.

Quais os benefícios de valorizar o capital humano?

De maneira geral, podemos dizer que ser uma empresa centrada em pessoas tem o objetivo principal de manter os colaboradores satisfeitos, engajados e motivados. E isso, é claro, reflete na produtividade do dia a dia e na lucratividade do negócio.

Entenda por que é importante focar na gestão de pessoas:

Cria uma cultura de inovação

A empresa people centric tem como meta atender às necessidades das pessoas de forma individual, mas, principalmente, coletiva. Ao promover a sinergia entre as equipes, manter os funcionários satisfeitos e estimular a autonomia das pessoas nos processos, a intenção é estimular a inovação e a criatividade.

Empresa inclusiva

Valorizar as pessoas também significa valorizar as suas diferenças e encontrar equipes multidisciplinares e com interesses diversos. Isso traz muitos ganhos ao dia a dia de trabalho, já que bagagens diferentes resultam em entregas mais ricas.

A gestão de pessoas deve focar em recrutar pessoas com backgrounds e experiências diferentes e encontrar os pontos fortes na individualidade de cada uma delas. Também faz parte o combate à discriminação e a criação de uma cultura mais colaborativa entre as pessoas.

Qualidade e satisfação do cliente

Focar nas necessidades das pessoas faz com que elas fiquem mais satisfeitas e inspiradas no trabalho, o que reverbera na qualidade dos produtos e serviços que entregam, incluindo o atendimento ao cliente. Melhores resultados, geram clientes mais felizes.

Melhora do clima organizacional

O clima organizacional é a percepção dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho. Um clima agradável permite que as pessoas exerçam suas funções com mais tranquilidade e diversos fatores interferem para isso. O foco nas pessoas é um deles, já que a intenção principal é o bem-estar dos colaboradores.

Retenção de pessoas

As pessoas valorizam empresas que se preocupam com elas. E isso, é claro, faz com que queiram ficar mais tempo no emprego. Essa retenção de pessoas é fundamental para a sustentabilidade e produtividade do negócio.

Atração de novos talentos

Da mesma maneira, assim como os atuais funcionários estarão felizes com o trabalho, essa imagem de boa empresa para se trabalhar chega para o público externo. Centrar em pessoas é atrair bons profissionais, que farão com que sua empresa entregue resultados ainda melhores.

Como se tornar uma empresa centrada em pessoas?

Como você viu, são muitos os benefícios de focar nas pessoas. Mas, como fazer isso? Será que a sua empresa já coloca essa cultura em prática? Veja como:

Valorize o bem-estar das pessoas

Empresas que promovem um ambiente de trabalho muito tóxico e competitivo, com sobrecarga de trabalho, jornadas maçantes, com os famosos “chefes carrascos” e que não pensam no bem-estar das pessoas estão defasadas.

Centrar em pessoas é justamente criar um ecossistema corporativo mais humano, respeitoso, justo e flexível.

Entenda melhor a importância do bem-estar corporativo.

Respeite a diversidade

O respeito às diferenças deve vir em todas as etapas da gestão de pessoas: do recrutamento e seleção, às capacitações, na forma como os líderes tratam os seus funcionários, no desenvolvimento dessas lideranças, nos programas de bem-estar e valorização pessoal e outros.

Repense a cultura organizacional

Reflita sobre a cultura organizacional atual da sua empresa. Ela valoriza os funcionários? Ela pensa em suas reais necessidades? Promove o bem-estar dessas pessoas? Se isso não acontece, agora pode ser uma boa hora para reavaliar e propor a incorporação de uma cultura mais humanizada.

Inclua os funcionários nas decisões

Na cultura da empresa centrada em pessoas é importante colocar o funcionário no centro das decisões. Ele precisa participar dos processos de ponta a ponta para entender a importância do seu papel na empresa e para fazer valer as suas vontades.

Promova boas experiências

Um ponto principal na empresa centrada em pessoas é criar ações internas de RH que gerem uma boa experiência dos colaboradores no trabalho.

Employee Experience é um conceito que discute justamente este ponto. Ele propõe uma escuta ativa sobre os desejos do colaborador, dar mais flexibilidade, celebrar as conquistas das equipes e muitas outras ações.

Aqui também vale dizer que é preciso pensar sempre na experiência do cliente, já que eles são a outra ponta do processo. Investir em UX design para negócios com presença online, em um bom atendimento ao cliente, em uma comunicação livre de ruídos, em produtos de boa qualidade… tudo isso resulta em uma boa experiência com a marca.

Valorize o setor de Recursos Humanos

Além da valorização das equipes como um todo, a empresa precisa colocar o RH como um setor estratégico. É importante direcionar investimentos para as ações de gestão de pessoas e dar mais autonomia para que o setor possa atuar.

Ofereça bons benefícios

Os benefícios corporativos são fundamentais para promover o bem-estar das pessoas e um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Eles têm o objetivo de gerar mais qualidade de vida ao trabalhador e retirar preocupações, com auxílios, bolsas, programas educativos e outros.

A partir de uma pesquisa sobre os reais interesses dos colaboradores e de seu perfil, a empresa pode ter um leque de benefícios focados em saúde mental, física e financeira.

Quer saber como repensar o seu programa de benefícios? Então, veja agora o nosso artigo e continue aprendendo em busca de uma empresa mais humana.

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Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
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