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Engajamento da equipe: como promover?

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Quando o assunto é gestão de pessoas, um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas, hoje em dia, é a falta de engajamento da equipe. 

Sabemos que oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional é uma das melhores maneiras de motivar e engajar os funcionários, mas será que só isso basta para ter uma equipe engajada? Afinal, como gerar esse engajamento?

Neste texto você vai entender como promover o engajamento da sua equipe. Continue a leitura e saiba mais!

Por que ter uma equipe engajada?

Antes de saber como promover o engajamento de uma equipe é preciso, em primeiro lugar, entender os motivos de querer ter funcionários engajados.

O State of the Global Workplace 2022 Report apontou que o engajamento do time impacta positivamente os resultados das organizações em retenção de clientes (10%), produtividade (22%) e lucratividade (21%). Para além disso, uma equipe engajada traz outros benefícios como:

  • Melhora do desempenho;
  • Redução do absenteísmo;
  • Redução da rotatividade de funcionários;
  • Aumentar da satisfação;
  • Retenção de talentos;
  • Contribuição para a lealdade dos colaboradores. 

Funcionários engajados também são mais propensos a contribuir com ideias e inovações, o que pode levar a grandes melhorias nos processos e nos resultados da empresa e uma melhora no desempenho desse profissional.

Sabemos que, atualmente, a rotatividade de profissionais dentro de uma empresa é algo constante e que pode atrapalhar muito no desenvolvimento da organização.

Por isso, a criação de um ambiente de trabalho que incentive a colaboração, o desenvolvimento profissional e o reconhecimento do trabalho bem feito é tão importante.

Como identificar uma equipe não engajada?

Mas como saber, exatamente, se uma equipe está ou não engajada?

Existem alguns sinais que podem indicar que um time não está comprometido e é preciso estar muito atento a eles. É importante ficar de olho em algumas ações como a falta de sensibilidade, baixa motivação, problemas com colegas de trabalho, falta de liderança, falta de propósito e ambiente de trabalho negativo.

Além disso, outros fatores podem demonstrar esse gargalo como, por exemplo, a antipatia pelos colegas de trabalho e a falta de empatia e sensibilidade social.

Outra forma de identificar é por meio da falta de compromisso dos funcionários com a satisfação do cliente em relação aos serviços e produtos.

O que pode gerar uma equipe não engajada?

Existem muitos fatores que podem levar a uma equipe desengajada. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Falta de oportunidades de desenvolvimento profissional;
  • Falta de reconhecimento por um bom desempenho;
  • Falta de colaboração;
  • Comunicação ineficaz;
  • Falta de benefícios e incentivos;
  • Falta de liderança;
  • Ambiente de trabalho negativo;

É essencial que os líderes estejam atentos a esses sinais para evitar a desmotivação e manter a equipe alinhada e engajada.

Ideias para engajar equipe

Para te ajudar com o engajamento da equipe, listamos aqui algumas ideias simples para desenvolver com os seus funcionários. Confira:

  1. Promova um bom ambiente de trabalho

Promover um bom ambiente de trabalho é essencial para o sucesso de uma empresa. Quando os funcionários se sentem valorizados, respeitados e motivados, eles tendem a ser mais produtivos e engajados nas atividades da empresa. 

Além disso, um ambiente de trabalho positivo pode melhorar a saúde mental e física dos funcionários, reduzir o estresse e aumentar a satisfação no trabalho. 

Lembre-se de criar um ambiente de trabalho positivo, no qual os funcionários se sintam valorizados e apoiados.

  1. Ofereça oportunidades

Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional aos funcionários é uma excelente forma de manter a equipe engajada e motivada. 

Quando os colaboradores têm a chance de aprender novas habilidades e aprimorar seu conhecimento, eles se sentem apreciados e percebem que a empresa está investindo em seu crescimento pessoal e profissional. Vale também propor novos desafios e projetos, mostrando a confiança que tem na equipe!

  1. Reconheça o desempenho

Reconhecer e recompensar o bom desempenho é crucial para manter um ambiente de trabalho positivo e uma equipe engajada. 

É importante oferecer recompensas que sejam significativas para os funcionários e que estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Isso pode incluir bônus, promoções, dias de folga ou até mesmo simples reconhecimentos públicos.

  1. Promova a cultura de colaboração

Desenvolva uma cultura de colaboração, no qual os funcionários se sintam encorajados a compartilhar ideias e trabalhar juntos em projetos.

O trabalho em equipe serve para fazer com que o funcionário se sinta parte essencial para o funcionamento da empresa.

  1. Tenha uma comunicação aberta e transparente

A comunicação é um dos pontos mais importantes para manter uma equipe engajada. Além disso, ela serve para que os funcionários se sintam informados e envolvidos nas decisões da empresa.

Mantenha a porta aberta para que os funcionários se sintam à vontade para conversar com você.

  1. Realize eventos e atividades que incentivem a interação entre funcionários

Para o relacionamento entre os profissionais, realize atividades como happy hours, jogos e atividades em equipe.

Proporcionar eventos e atividades que incentivem a interação e o engajamento entre os funcionários ajuda a manter uma equipe motivada e produtiva. 

Essas iniciativas promovem um ambiente de trabalho mais agradável e descontraído, o que pode melhorar o relacionamento entre os colegas e reduzir conflitos. 

Além disso, essas atividades podem ser uma oportunidade para os funcionários se conhecerem melhor e descobrir interesses em comum, o que pode fortalecer a colaboração e a comunicação dentro da equipe.

  1. Realize pesquisas de clima organizacional 

Existe uma ferramenta simples para entender como está o engajamento dos profissionais. É a pesquisa de clima organizacional. O melhor é que essa mesma ferramenta serve para entender as necessidades e preocupações dos funcionários e implementar mudanças positivas na empresa com base no feedback deles.

Realizar pesquisas de clima organizacional é o primeiro passo para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo. 

Esses estudos permitem que os gestores identifiquem os principais problemas e desafios enfrentados pelos colaboradores no dia a dia, assim como as principais oportunidades de melhoria. 

Com essas informações em mãos, é possível implementar medidas e soluções que têm como principal objetivo melhorar as condições de trabalho, promover a satisfação dos funcionários e aumentar a produtividade e eficiência do negócio como um todo. 

Além disso, as pesquisas de clima organizacional também ajudam a estreitar o relacionamento entre gestores e colaboradores, criando um ambiente de confiança e abertura para a comunicação de feedbacks e sugestões.

O que achou do conteúdo? Confira outros artigos que podem contribuir para a gestão de pessoas em sua empresa!

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