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Desmotivação na equipe: como identificar?

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Se você é gestor de uma empresa, sabe como é difícil identificar desmotivação na equipe e como pode ser ainda mais desafiador fazer algo para reverter a situação.

Estudos feitos pela Gallup indicam que cerca de 63% dos colaboradores de uma empresa são classificados como “não engajados”, o que pode significar que essas pessoas, de fato, não estão motivadas a realizarem seus trabalhos.

A questão é que a parte mais difícil é realmente identificar desmotivação na equipe e suas causas. Por isso, fizemos este texto para te auxiliar nessa questão. Continue a leitura e saiba mais sobre desmotivação na equipe.

Como identificar a desmotivação na equipe?

A desmotivação na equipe pode se manifestar de diversas formas, como a diminuição do engajamento e da produtividade, o aumento do número de faltas e atrasos, o aumento da rotatividade de funcionários, a falta de iniciativa e criatividade, entre outros. 

Além disso, é possível identificar por meio de conversas individuais com os integrantes da equipe, observando a comunicação não-verbal e as atitudes dos profissionais, realizando pesquisas de clima organizacional e avaliando a satisfação dos funcionários com relação ao trabalho e à empresa. 

É importante que o gestor esteja atento a esses sinais e busque soluções para motivar a equipe e melhorar o ambiente de trabalho.

Um ponto muito importante, e que deve ser levado em consideração, é o fato de que, muitas vezes, apenas uma pessoa da equipe está desmotivada e isso acaba reverberando para todos os outros profissionais.

Identificar um funcionário desmotivado é tão importante quanto avaliar a equipe como um todo.

Leia também: Como melhorar a comunicação interna na empresa

Quais são os sinais de uma equipe desmotivada?

Conforme citamos acima, existem vários sinais que podem indicar uma equipe desmotivada, como:

  • Aumento do número de faltas e atrasos;
  • Baixa produtividade e qualidade do trabalho;
  • Falta de iniciativa e criatividade;
  • Procrastinação ou postergação das atividades;
  • Dificuldade em manter o foco;
  • Falta de engajamento e comprometimento com os objetivos da empresa;
  • Aumento da rotatividade de funcionários;
  • Alterações comportamentais de uma forma geral;
  • Comportamento negativo, comentários impróprios, reclamações e fofocas;
  • Problemas para bater metas;
  • Pausas mais extensas como o período de almoço ou café;
  • Falta de comunicação e colaboração entre os membros da equipe;
  • Aumento de conflitos e tensões no ambiente de trabalho.

É importante que os gestores estejam atentos a esses sinais e busquem identificar as causas da desmotivação. 

Dessa forma, será possível implementar medidas para melhorar a situação e garantir um ambiente de trabalho mais saudável e motivador para a equipe.

O que pode gerar desmotivação na equipe?

Mas afinal, o que exatamente pode gerar desmotivação em uma equipe?

Muitas vezes, o motivo da desmotivação é algo muito simples de se resolver e, mesmo assim, os gestores, por descuido ou não, acabam deixando passar despercebido as questões dentro da sua própria equipe.

Dentre os principais motivos de desmotivação estão:

  • Falta de reconhecimento e recompensas pelo trabalho realizado, já que muitos profissionais precisam ter planos de carreira claros para sentir que está progredindo na profissão;
  • Falta de feedback e expectativas vagas;
  • Sobrecarga de trabalho ou trabalhos repetitivos. Além disso, desvio de funções também pode ser um ponto de desmotivação;
  • Conflitos e falta de comunicação entre os membros da equipe e entre funcionário e gestor;
  • Ambiente de trabalho inadequado, com falta de recursos ou condições precárias;
  • Falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional;
  • Salário abaixo do mercado ou desigualdade salarial entre os membros da equipe;
  • Poucos benefícios
  • Falta de alinhamento com a cultura e valores da empresa e, nesse caso, é preciso escutar o profissional e entender as diferenças;
  • Falta de confiança e autonomia para tomar decisões. Nenhum profissional gosta de sentir que o gestor não confia em seu trabalho ou em suas ações. A confiança é a base para qualquer tipo de relacionamento.

É importante que os gestores estejam atentos a esses fatores e trabalhem de forma proativa para garantir um ambiente de trabalho saudável e motivador para a equipe.

Entender quem são os profissionais que trabalham com você pode ser um ponto crucial para manter a motivação de todas, inclusive a de quem está gerindo todos os processos.

Minha equipe está desmotivada, o que devo fazer?

Primeiramente, é importante identificar as causas da desmotivação. Isso pode ser feito por meio de conversas individuais com os membros da equipe, avaliações de desempenho, pesquisas de clima organizacional, entre outros. 

Com base nessas informações, é possível implementar algumas medidas para motivar a equipe, como:

  • Oferecer feedbacks construtivos e reconhecimento pelo bom desempenho;
  • Proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional e crescimento dentro da empresa;
  • Promover um ambiente de trabalho saudável, com recursos adequados e condições de trabalho favoráveis;
  • Estabelecer metas desafiadoras e claras, com um plano de ação para alcançá-las;
  • Incentivar a comunicação e colaboração entre os membros da equipe;
  • Realizar atividades de integração para fortalecer o espírito de equipe e a união entre os colaboradores.

O papel do líder

O mais importante aqui é dar voz à sua equipe. Não adianta tentar ter um ambiente de trabalho saudável se você não conhece o que seus profissionais gostam e o que os motivam e desmotivam.

A valorização de cada indivíduo dentro de uma equipe também é muito importante. O profissional precisa entender que ele faz diferença para o sucesso de todos e, com isso, é possível trabalhar a motivação de cada um.

É importante ressaltar também que oferecer somente uma bonificação em dinheiro pode não ser a melhor saída. Um funcionário desmotivado irá receber a bonificação com bons olhos, mas em pouco tempo estará insatisfeito novamente.

O reconhecimento e os estímulos à equipe devem ser feitos de formas diárias e por meio de reconhecimento como brindes, horários reservados para café ou conversas e outros artifícios.

É função do líder tentar procurar soluções para tornar o ambiente de trabalho em algo leve, identificando problemas e propondo soluções que sejam satisfatórias não só para a empresa, mas também para os profissionais.

Lembre-se: elogios, conversas e momentos descontraídos e amigáveis são sempre muito bem-vindos em qualquer ambiente e, no trabalho, isso pode significar mais produtividade dos seus profissionais e um ambiente muito mais convidativo.

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