fbpx

Produtividade na empresa: como o endividamento pode afetar o desempenho dos funcionários

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O aumento de produtividade na empresa deve ser uma busca constante de todos os empresários e gestores. Afinal, o fator motivacional e o bem-estar dos funcionários afetam diretamente o desempenho e a sua produtividade nas entregas das tarefas demandadas.

Entre os diversos fatores que prejudicam a produtividade de um funcionário, existe um capaz de, efetivamente, arruinar toda a sua motivação para trabalhar, a dificuldade de pagar suas contas, ou seja, o endividamento. Pois é: você já pensou que as dívidas pessoais de um empregado podem prejudicar diretamente o seu negócio?

Para ajudar você a evitar essa situação, veremos a seguir qual é o real impacto que as dívidas causam na produção de uma empresa, e como é possível ajudar os seus empregados a resolvê-las. Continue lendo!

Números sobre o endividamento no país

O Brasil é um país de endividados. Em 2021, dados indicavam que a maior parte da população brasileira possuía algum tipo de dívida, seja relacionada a empréstimos pessoais, financiamentos imobiliários, cartões de crédito ou outras formas de crédito.

A taxa de endividamento muitas vezes varia de acordo com a conjuntura econômica e fatores como taxas de juros.

Segundo dados publicados pela revista EBC, de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de pessoas que têm dívidas (vencidas ou não) totalizou 65,1% no fim de setembro de 2019.

Quando se trata de inadimplentes — ou seja, pessoas que estão com contas atrasadas — o percentual é de 24,5%. E, como se isso já não fosse suficiente, tais números vêm crescendo. Além desses percentuais, cerca de 9,6% das famílias pesquisadas afirmam não ter condições de arcar com as dívidas.

Todos esses dados representam quantidades muito grandes da população, o que gera uma série de prejuízos não só à economia nacional, mas também à local, produzindo efeitos negativos no desempenho geral da própria empresa.

Como o endividamento pode afetar o desempenho dos funcionários

Um estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba apontou que 54,5% dos entrevistados não conseguem se sentir motivados no trabalho quando estão endividados.

Em uma pesquisa realizada pela revista Exame, mais de 60% dos entrevistados falaram que as dívidas impactam tanto o relacionamento com familiares, quanto amigos e parceiros.

Além disso, na mesma pesquisa, 85% dos entrevistados afirmaram que tiveram insônia e dificuldade para dormir, devido a dívidas.

A verdade é que o endividamento dos funcionários pode ter uma série de impactos significativos no desempenho individual e coletivo dentro de uma empresa como, por exemplo:

Estresse e ansiedade

Funcionários preocupados com suas finanças podem ter dificuldade em se concentrar nas tarefas do trabalho, resultando em uma diminuição na qualidade e eficiência.

Distrações no trabalho

Preocupações sobre pagamentos, negociações com credores e a gestão das finanças pessoais podem desviar a atenção dos deveres profissionais, prejudicando a produtividade.

Ausências frequentes

Questões de saúde mental relacionadas ao estresse financeiro, bem como a necessidade de resolver problemas financeiros pessoais, podem resultar em dias de folga e atrasos não planejados.

Leia e veja como reduzir o absenteísmo na empresa.

Baixa moral e desmotivação

A sensação de estar preso em uma situação financeira difícil pode afetar negativamente o engajamento no trabalho, diminuindo a satisfação e a dedicação à empresa.

Riscos de segurança no trabalho

Quando os funcionários estão distraídos ou estressados devido ao endividamento, há um aumento potencial nos riscos de segurança no trabalho.

A falta de foco e a preocupação constante podem contribuir para acidentes e erros no local de trabalho.

Impacto na saúde física e mental

O estresse crônico associado ao endividamento pode contribuir para problemas de saúde, levando a licenças médicas prolongadas e custos adicionais para a empresa.

Rotatividade de funcionários (Turnover)

Quando os colaboradores percebem que outras oportunidades podem oferecer melhores condições financeiras, é mais provável que busquem emprego em outros lugares, resultando em custos adicionais para a empresa em termos de recrutamento e treinamento.

Para mitigar esses impactos, as empresas podem considerar a implementação de programas de bem-estar financeiro, oferecer recursos de aconselhamento financeiro, promover uma cultura de apoio e proporcionar benefícios que ajudem a aliviar o fardo financeiro dos funcionários.

Essas medidas não apenas beneficiam os trabalhadores individualmente, mas também contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo como um todo.

Veja o que é o turnover e como reduzir a rotatividade de colaboradores.

A influência do endividamento na produtividade de uma empresa

produtividade na empresa

Outro levantamento, feito por uma empresa de consultoria chamada de Blue Numbers e publicado pela FENACON, constatou que empregados que têm problemas financeiros acabam gastando horas do seu dia para resolver tais dificuldades.

O ideal, de fato, é que o empregado deixe suas questões pessoais fora do ambiente de trabalho. No entanto, sabemos que isso é praticamente impossível. Não há como uma pessoa que tem dívidas em atraso ou cobranças, simplesmente, ignorá-las ao passar pela porta do estabelecimento.

Nem mesmo o empresário é capaz de fazer isso: muitos deles acabam prejudicando suas atribuições por levarem problemas de suas casas para o ambiente empresarial. Por que seria diferente, então, com os empregados?

O fato é que funcionários endividados frequentemente experimentam altos níveis de estresse financeiro.

Esse estresse pode se refletir no ambiente de trabalho, levando a distrações, ansiedade e, eventualmente, à diminuição da produtividade. Trabalhadores preocupados com questões financeiras podem ter dificuldade em se concentrar em suas tarefas.

Alguns dados de mercado

O levantamento da Blue Numbers percebeu que um empregado com dívidas chega a perder, em média, uma hora de trabalho por dia. Então, se cerca de 20% dos funcionários estiverem nessa situação — o que é perfeitamente possível, tendo em vista o número de endividados no Brasil — sua empresa pode perder até 2,5% de sua capacidade produtiva.

E ainda devemos considerar a própria perda de qualidade, causada pela falta de atenção ao trabalho. O problema, portanto, pode ter efeito gigantesco. Uma redução percentual desse tamanho é capaz de prejudicar severamente a lucratividade do negócio. E o que é pior é que essa redução não tem origem na má gestão ou em questões de mercado, mas sim em problemas pessoais dos empregados.

Quando isso ocorre em uma empresa de médio e grande porte, os resultados já são consideráveis, mas se tratando de empreendimentos pequenos, uma redução desse tipo pode ser considerada catastrófica.

Como resolver o problema de falta de produtividade na empresa

Em um primeiro momento, a resposta para esse cenário pode parecer simples. Afinal, basta adotar soluções que melhorem a qualidade de vida dos funcionários, certo? Isso, no entanto, exige a adoção de diversas técnicas, programas e métodos.

Invista na educação financeira

Uma das ações que podem ser implementadas, por exemplo, é criar um sistema educativo para orientar os empregados quanto à forma que ele utiliza o seu próprio dinheiro. Apesar de algumas pessoas entrarem em dívidas por necessidades urgentes, muitas acabam contraindo despesas desnecessárias por simples falta de informação, ou por não saberem como gerenciar suas finanças.

Acredite: existem até empregados que pedem para ser mandados embora apenas para conseguirem levantar dinheiro para pagar contas. O desespero é tão grande que eles não param para pensar em como ficarão as suas vidas depois que isso ocorrer.

Nesse caso, você pode desenvolver programas de treinamento interno, identificar empresas especializadas para desenvolver palestras e demais eventos periódicos para instruir os seus colaboradores a lidar com o próprio dinheiro, organizar suas contas e evitar dívidas.

Ofereça crédito com desconto direto na folha de pagamento

Outra ideia muito interessante e sadia é a oferta de crédito privado com desconto em folha de pagamento, com uma empresa que ofereça juros condizentes com o mercado e prazos para pagamento. Algumas pessoas podem achar isso contra intuitivo — afinal, fazer dívidas para ajudar uma pessoa a se livrar delas? Entretanto, não é essa a ótica que você deve analisar.

Os créditos com desconto em folha, chamados de consignados, têm taxas de juros completamente inferiores à da maioria das dívidas que as pessoas contraem. Com isso, é possível substituir um débito caro e penalizante por outro menor, possível de ser pago. Com o passar do tempo, essa pessoa deixa de ser um endividado e passa a ter controle da sua vida financeira.

Lembre-se, no entanto, de que para que isso dê certo é fundamental que esse empregado tenha o devido preparo educacional. Caso contrário, após a tomada do crédito ele estará passível de contrair novos débitos, o que pode, em um curtíssimo espaço de tempo, prejudicar ainda mais a situação financeira do empregado, criando o famoso “efeito bola de neve”.

Os resultados desse tipo de ação podem ser percebidos de imediato. Até porque a simples oportunidade de substituir uma dívida cara por outra mais barata, podendo pagar tudo com mais tranquilidade, já é capaz de aumentar a motivação de um funcionário — e, consequentemente, a sua produtividade na empresa. Pense nisso!

Pense em parcerias com Fintechs como a EmCash

Considere estabelecer parcerias estratégicas com fintechs especializadas em soluções financeiras para funcionários, como a EmCash.

Essas parcerias podem oferecer benefícios tangíveis, como assistência na renegociação de dívidas, programas de empréstimos com taxas competitivas, e acesso a ferramentas de gestão financeira.

Colaborações desse tipo podem ser uma extensão valiosa dos benefícios oferecidos pela empresa, aliviando o fardo financeiro dos funcionários e contribuindo para a promoção do bem-estar financeiro.

Enfim, podemos concluir que empregados que têm uma vida financeira sadia e tranquila conseguem trabalhar de forma bem mais eficiente, contribuindo para o aumento da produtividade da empresa, como um todo. Cabe ao empregador, portanto, fornecer condições que favoreçam esses colaboradores com uma melhor gestão de seus recursos.

Como a EmCash pode te ajudar?

A parceria com empresas especializadas em benefícios financeiros, como a EmCash, pode ser uma estratégia eficaz para lidar com o problema de desempenho dos profissionais endividados.

Essa colaboração pode oferecer uma variedade de soluções para aliviar as preocupações financeiras dos funcionários, contribuindo assim para a melhoria do desempenho.

Além disso, toda a gestão dos benefícios é feita em uma plataforma simples, 100% online, com todo o suporte para o seu time de RH. E o melhor: tudo isso a custo zero para a empresa!

Veja quais são as soluções financeiras da EmCash que você pode oferecer como benefício corporativo aos seus colaboradores:

  • Empréstimo consignado privado: acesso a crédito com desconto em folha de pagamento, com taxas de juros mais baixas e condições favoráveis – como tempo estendido de pagamento das prestações. Isso permite que os funcionários tenham recursos financeiros de maneira mais acessível, reduzindo a necessidade de recorrer a soluções mais onerosas, como empréstimos de alto custo;
  • Programas de educação financeira personalizados: a EmCash oferece aos colaboradores da sua empresa materiais e ações educativas customizadas. A informação proporcionará aos funcionários o desenvolvimento de habilidades para gerenciar melhor suas finanças. Essa abordagem proativa pode prevenir futuros problemas financeiros e melhorar a literacia financeira dos colaboradores;
  • Ferramentas de orçamento e controle financeiro: a parceria pode incluir o fornecimento de ferramentas digitais para orçamento e controle financeiro. Essas ferramentas ajudam os funcionários a gerenciar suas despesas, economizar e acompanhar suas finanças de maneira mais eficaz;
  • Conta digital e cashback: pelo app da EmCash, o colaborador da sua empresa tem acesso a todas as soluções financeiras, incluindo uma conta digital livre de taxas e anuidades, e programa de cashback, que dá dinheiro de volta na compra em lojas virtuais pré-selecionadas. 

Ao abordar as preocupações financeiras dos colaboradores por meio de parcerias estratégicas como a EmCash, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais saudável, reduzir o impacto do endividamento no desempenho e promover a satisfação geral dos funcionários.

Essa abordagem não apenas beneficia individualmente os profissionais, mas também contribui para o sucesso a longo prazo da empresa.

Veja aqui tudo sobre as soluções financeiras que a EmCash disponibiliza aos funcionários! 

Quer se tornar um parceiro para alavancar a produtividade na empresa? Fale agora com a equipe da EmCash!

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assine a NewsCash e aumente seu potencial financeiro

×