fbpx

6 mitos sobre trabalho que você escuta por aí

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Existem muitos mitos sobre trabalho que dizem estimular a produtividade, mas, na verdade, são apenas incentivos de empregadores para exploração do proletariado. Frases e crenças populares que acabam nos envolvendo e fazendo trabalhar mais e de forma menos proveitosa.

Existem outros que criam um medo desnecessário para muitos profissionais ou uma insegurança em relação à carreira, e isso não é saudável para ninguém, não é mesmo? Então, hoje nós viemos desmistificar alguns desses mitos sobre trabalho, para que você possa tirar essas ideias erradas da sua cabeça.

Vamos lá?

6 mitos sobre trabalho que precisamos tirar da cabeça

Grande parte dos mitos que vamos citar por aqui são fruto da exploração do trabalho no sistema econômico ao qual fazemos parte. Vivemos atualmente na sociedade do cansaço, com índices altíssimos de estresse, ansiedade e depressão, e a sobrecarga de trabalho é uma das principais causas disso.

Por isso, é importante tomar cuidado com as crenças que permeiam o mundo corporativo. Veja alguns mitos sobre trabalho:

1. Acordar cedo faz seu dia ser mais produtivo

“Deus ajuda quem cedo madruga”. Será mesmo?

Bom, embora muitas pessoas sejam muito produtivas pela manhã e gostem de acordar cedo, nem todo mundo é assim. E a verdade é que essas pessoas também podem ser muito produtivas, porém trabalhando em horários diferentes do comercial.

Um estudo da Universidade de Liege (Bélgica) mostrou que as pessoas que se dizem noturnas conseguem manter a mente ativa por mais tempo, sem exaustão, quando comparadas àquelas que acordam muito cedo.

A pesquisa mostra que, enquanto os madrugadores parecem estar trabalhando duro ao longo do dia, os notívagos parecem ser mais consistentes em seus níveis de produtividade. Mas, é claro que pessoas diurnas não se dariam tão bem trabalhando até tarde.

Então, a dica é: conheça como funciona o seu relógio biológico e tente respeitar os horários que funcionam para você.

2. Ser produtivo é estar sempre ocupado

Trabalhe, trabalhe, trabalhe… será que trabalhar mais significa ser mais produtivo?

Não! Existe uma crença de que se você riscar mais tarefas da sua lista, está sendo superprodutivo. Mas, isso não é necessariamente verdade. Se você passou as horas do dia riscando tarefas não tão importantes, sendo que poderia ter focado em apenas uma mais relevante, seu dia foi menos produtivo do que poderia ser.

Trabalhar muitas horas no dia e não aproveitar a vida com a família ou ter momentos de lazer também não é interessante. É claro que muitas pessoas não têm opção e precisam trabalhar bastante para sobreviver. Mas existem outras que são workaholics por essência e não conseguem equilibrar a vida profissional com a pessoal.

Uma dica interessante é ler o best-seller “Trabalhe 4 horas por semana”, do norte-americano Tim Ferriss, que dá uma boa perspectiva de como ser produtivo trabalhando menos.

3. Líderes são sempre melhores que os subordinados

Pessoas que chegam a cargos de liderança geralmente já passaram por cargos mais técnicos e, teoricamente, têm mais experiência do que as pessoas que ainda estão começando.

Porém, acreditar que os líderes e gestores são melhores nas funções do que estagiários e outros empregados de posição inferior na hierarquia é equivocado.

Um exemplo disso é que muitos Diretores de Marketing, atualmente, não fazem ideia de como trabalhar com marketing de influência, mídias sociais e marketing de conteúdo – áreas relativamente novas e que os jovens tendem a dominar mais facilmente.

Por isso, é importante saber distinguir as posições e valorizar cada profissional por suas aptidões e funções.

Investir em treinamento e capacitação também é fundamental para o desenvolvimento de profissionais.

4. Robôs vão dominar o mercado de trabalho

Embora seja verdade que a tecnologia esteja cada vez mais inteligente, com a IA, dispositivos de Internet das Coisas e Machine Learning, isso não significa que ela vai tirar emprego das pessoas.

Os robôs podem, sim, substituir o ser humano em tarefas repetitivas e algumas até mais complexas, porém, a força criativa das pessoas será sempre necessária.

Enquanto eles farão algumas atividades, novas áreas serão criadas, abrindo oportunidade para novos empregos. 

Um relatório do Fórum Econômico Mundial “The Future of Jobs” mostrou que até 2025 a automação vai, sim, acabar com 85 milhões de empregos. Porém, em contrapartida, vai criar 97 milhões.  

5. Trabalhar de casa é estar menos envolvido com o trabalho

Com o aumento do home office, muitas pessoas passaram a acreditar que os funcionários em casa não produziam tanto quanto deveriam, por não estar sob supervisão.

No trabalho remoto, porém, a produtividade pode até ser mais alta, a depender do perfil do trabalhador, do direcionamento da liderança e das funções passadas ao empregado.

Trabalhar de casa tem vantagens e desvantagens e é preciso conciliar e entender as reais necessidades daquele profissional. Caso contrário, o modelo pode ser mais uma forma de sobrecarga.

Nos últimos anos, compreendendo esse movimento, grande parte das empresas tem adotado o modelo de trabalho híbrido, que permite que o colaborador passe parte da semana em casa e parte no escritório. Entenda mais sobre as vantagens do trabalho híbrido.

6. “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.”

Essa famosa frase de Confúcio traz um ensinamento importante. Que aproveitar o dia fazendo algo que você gosta, é muito melhor do que trabalhar com algo insatisfatório. Afinal, passamos grande parte da vida trabalhando.

Mas a questão é que essa frase teve seu caminho desvirtuado ao longo do tempo e fez parecer que se você trabalha com algo que ama, nunca parecerá que está trabalhando, mas tendo tempo de lazer. O que não é verdade.

Embora trabalhar com prazer seja muito melhor para se manter motivado, é importante saber dividir o tempo de trabalho com o tempo pessoal.

Empresas podem ajudar o trabalhador a ter mais bem-estar no trabalho. Acesse o link e veja como!

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assine a NewsCash e aumente seu potencial financeiro

×